GaleriaNotícias

Ruy Silva um dos mais promissores pintores da sua geração

Chegou à hora marcada e apresentou-se com grande simplicidade: “Olá, sou o Ruy Silva”. O certo é que, aos 39 anos, este artista plástico, de sorriso largo e de aspecto jovem, ainda não se apercebeu é que são cada vez menos as pessoas que não conhecem de imediato a sua arte ou nome, pois destaca-se hoje como um dos mais promissores pintores da sua geração.
Durante a conversa, rapidamente verificamos que conversávamos com alguém de bem com a vida e que ama verdadeiramente a profissão e faz questão de transportar para os seus quadros o seu optimismo, simplicidade, determinação, acompanhados de uma grande alegria de viver.

“Figurativa, exprime sentimentos, conta uma história de vida, optimista” é desta forma que Ruy Silva descreve a sua obra.
A arte e a pintura são a sua vida. “Foi com elas que celebrei casamento fiel há 24 anos! É uma forma de dar um bocadinho de mim a cada um… É uma forma que tenho para cada dia me encontrar e materializar o que o cérebro diz á minha mão e como um sonho ganha VIDA, cor…”
Ruy Silva passa por uma das melhores fases da sua vida. Homenageou recentemente a escritora Agustina Bessa-Luís, apresentando uma peça única, um aparador branco, com o interior cor-de-laranja lacado, forrado a tecido, integrado na sua linha de mobiliário. “Cada momento na minha vida tem sido muito especial, e por isso agradeço muito a Deus o dom que me deu, e a oportunidade de o poder materializar e eternizar”. Este em concreto, “deixa-me particularmente feliz pois estou a conseguir concretizar outros que me fascinam e me fazem sentir mais completo”. Fala de «Ruy Silva HOME mobiliário, Ruy Silva HOME iluminação, Ruy Silva PRESTIGE»… Mas ainda não é tudo, “se a vida me permitir haverá muito, muito mais”.

Sou feliz mas constantemente insatisfeito…

Sente que é um Homem agradecido, mas quer trabalhar para conseguir mais. “Sou feliz mas constantemente insatisfeito…”. O poder criativo ainda não o deixou parar. “Não consigo desligar o botãozinho para parar de criar, pensar em novos projectos”.
Gosta de desafios, parcerias, e tudo o que o estimule a tocar outras áreas, outras formas de arte/design com um cunho Ruy Silva.
Ao fim de todos estes anos garante que nem tudo foi fácil. “É difícil abrir portas. Não venci todas as vezes que lutei, perdi todas as vezes que deixei de lutar”.
Mas, com amor, paixão e dedicação ao que faz, diz acreditar sempre que se realiza e reinventa “cada dia e tudo isto que é difícil e que tem uma cor mais parda se transforma e eu pinto de laranja…sou optimista por natureza!”.
Com especialização em diversas áreas, que vão desde a pintura em cerâmica e azulejo, vidrados, corda seca, fundição de vidro, e até fotografia, é também professor formador em atelier próprio, desde 1997.
«O Corpo não é coberto de pele, é (re)vestido de sentimentos» é a mais recente exposição de Ruy Silva, que continua a percorrer o país e ilhas. Trata-se de uma exposição que dá a conhecer 35 peças de pintura, mobiliário e iluminação, que são o resultado do desenvolvimento e pesquisa experimental do artista.
O artista, que há muito vive em Vila Nova de Gaia, conhecido ainda como «o pintor das laranjas», pois é com muita frequência que apresenta o fruto em toda a sua obra. O artista plástico tem sido responsável por diversas iniciativas ligadas às artes.
Ruy Silva nasceu em Viseu, em 1974. Concluiu o período de docência – “PINTURA – ponto de referência, imagem-design”, completou a licenciatura de Professor do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em 1999 e possui, ainda, o curso de Artes e Ofícios do Ensino Básico.
Conta com dezenas de exposições em Portugal e no estrangeiro onde tem alcançado vários prémios. A sua obra encontra-se inserida em várias colecções públicas e privadas.
O artista plástico vai expor no espaço Cervartes no Porto, a 5 de Abril, uma exposição de pintura e todas as linhas Ruy Silva Home e Herkell by Ruy Silva.

Tags
Show More

Related Articles

17 thoughts on “Ruy Silva um dos mais promissores pintores da sua geração”

  1. Estou encantada com a noticia. Conheço o trabalho do Ruy Silva e ele é tudo aquilo que foi escrito na noticia. Parabéns ao Jornalista e ao professor Ruy. Felicidades. Adorei!!!!!!

  2. Parabéns Ruy…sempre em grande, em tudo o que fazes. Adorei a publicação, faz justiça à tua genialidade e à tua forma de encarar a vida. Tu mereces.Desejo-te muitas felicidades.

  3. Há muito que conheço o Ruy. Homem sensivel,bem disposto e com muito talento. Um verdadeiro amante da arte. Vai em frente companheiro…. Quanto ao site da Agência de Informação -Norte …é cada vez mais locais como este que chegam perto de quem tem talento e que nem sempre são reconhecidos pela imprensa nacional. parabéns!

  4. Li com atenção a noticia partilhada na pagina do facebook do Ruy Silva. Gostei muito da entrevista. É sempre bom conhecer o mundo “colorido e sorridente” dos nossos artistas numa altura em que Portugal está negro.
    Um abraço. AB

  5. Tenho acompanhado a arte do Ruy Silva. faltou dizer na noticia que este artista do norte tem a sua arte na novela da SIC Dancing days. Mas adorei a noticia. Parabens…

  6. Adorei a entrevista. O Ruy é mesmo assim. Felicidades. E já agora: Parabéns para a Agencia de Informação Regional Norte…

  7. Ruy, és verdadeiramente um orgulho para mim, que Deus te continue a abençoar muito! Sabes que gosto muito de ti mas quero dizê-lo outra vez. Um grande beijinho da tua irmã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close