Notícias

FIGaia 2019 aposta nas artes de palco e na dramaturgia para celebrar a língua portuguesa

A terceira edição do FIGaia – Fórum Internacional de Gaia fará uma aposta especial nas artes de palco e na dramaturgia em português para, entre 11 e 22 de Setembro, trazer a Vila Nova de Gaia duas companhias de teatro de referência nacional: Palmilha Dentada e Teatro Praga.
A 13 de Setembro, pelas 21 horas, o Auditório Municipal de Gaia receberá a companhia Teatro Praga com “Antes”, uma peça assinada por Pedro Penim que se assume como um “atlas de melancolia”, numa digressão irónica e humorística sobre a relação de cada pessoa com o passado e o desdém pelo presente.
Com direção e dramaturgia de Ricardo Alves, o Teatro da Palmilha Dentada apresentará a 18 de Setembro, pelas 21 horas, uma produção criada especialmente para a 3.ª edição do FIGaia por encomenda e em estreia absoluta: “A Berbequim Coop.” versus “a Lavandaria Lda.” fará a exploração cómica dos temas que estruturam a programação do Fórum Internacional, numa peça que dramatiza temas essenciais para um mundo colaborativo e sustentável e uma história sobre os conflitos e as dificuldades que surgem dos processos de gestão dos recursos e das rotinas. Ainda na programação de teatro, o público poderá assistir à peça “A grande guerra do Patoá” em exibição na Biblioteca Municipal, a 21 de Setembro, às 15 horas. Trata-se de um espetáculo de Jorge Louraço Figueira pensado para pais e filhos, que aborda as palavras que se dizem no Norte e não no resto do país, juntando teatro, música e cinema de animação para contar uma história sobre encontros e desencontros.
O Auditório Municipal de Gaia e a Biblioteca serão palco de várias sessões desenhadas para despertar consciências num programa dedicado à “Cooperação em Português” e que incidirá na projeção da cidade de Vila Nova de Gaia como ponto de encontro para uma reflexão consequente sobre os temas da contemporaneidade.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close