Sociedade

7ª European Conference of Tobacco or Health no Porto

A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a European Cancer Leagues realizam, de 22 a 25 de Março de 2017, a 7ª ECTOH – European Conference on Tobacco or Health em Portugal.

A decorrer no Centro de Congressos do Sheraton Porto Hotel, este evento reunirá decisores políticos, investigadores, técnicos de educação e promoção de saúde, bem como representantes de instituições nacionais e internacionais relacionados com o controlo do tabagismo.

Como o impacto do tabaco na Europa e no mundo ainda é devastador, é de extrema importância que o controle do tabagismo seja actualmente uma prioridade de agenda.

Um novo estudo da Organização Mundial de Saúde alerta para o impacto “sem paralelo” do tabagismo na saúde pública. Os investigadores avisam que as doenças associadas ao tabaco são responsáveis por quase 6% dos gastos mundiais em saúde, num total de 400 mil milhões de euros. O tabaco mata 6 milhões de pessoas todos os anos, mais do que VIH/sida, tuberculose e malária juntas. Os investigadores avisam que, se nada for feito, o problema só vai aumentar: estima-se que, em 2030, o número de mortes anuais suba para 8 milhões, 80% das quais em países em desenvolvimento.

O objetivo desta conferência é mobilizar os cidadãos, tornando‐os mais conscientes e capazes de melhorar a sua saúde, promovendo e apoiando políticas de controlo do tabagismo na Europa e no Mundo.

A Convenção-Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco (CQCT) é a principal orientação para os responsáveis pelo controlo do tabaco em todo o mundo, mas anos após a sua aprovação e ratificação ainda há espaço para melhorias e novas fronteiras devem ser definidas!

Com este Congresso pretende-se a partilha e desenvolvimento de conhecimentos, bem como a tomada de decisões que permita uma Europa e um mundo sem Tabaco.

Para a sessão de abertura de dia 23 de Março, pelas 12h00 conta-se com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Rainha de Espanha Leticia Ortiz, do Comissário Europeu da Saúde e dos Ministros da Saúde de Portugal e Espanha.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close