SociedadeVideos

«Patrulha Malvada» transformam fama em campanha solidária (Com Vídeo)

O Gonçalo é um menino de Paredes, de três anos, portador da síndrome de Moebius, um distúrbio neurológico raro, que lhe deixou a face esquerda paralisada. Trata-se de uma patologia que “não possui cura”, mas, para a qual existe um tratamento através de uma cirurgia, que, segundo especialistas, tem uma “taxa de sucesso de 90 por cento”, mas que é feita exclusivamente no México. A intervenção consiste na colocação de um nervo retirado da perna e “colocado na face adormecida”, tendo como objectivo proporcionar uma melhor qualidade de vida ao Gonçalo, um processo que tem um custo aproximado de 100 mil euros, valor que a família não pode suportar. Porém, a solidariedade rapidamente chegou.

«Um sorriso pelo Gonçalo» é o nome da campanha de angariação de fundos que tem reunido anónimos e várias figuras públicas. Ruy de Carvalho, Luís Aleluia, Miguel Dias, Ricardo Carriço, Domingos Paciência, Noémia Costa, Susana Torres, ex-arbitro Duarte Gomes, Hugo Sousa e José Carlos Pereira são alguns dos rostos associados nesta ajuda ao Gonçalo, que reúne, ainda, vários nomes do futebol português, uma vez que a campanha é apadrinhada por Rui Barros, técnico-adjunto do FC Porto.

A campanha nasceu de um projecto, que envolve três agentes da PSP do Porto, colegas de profissão do pai do jovem Gonçalo. Pedro Novais, um dos agentes, criou juntamente com dois colegas, um perfil no Facebook, denominado Patrulha Malvada (Pedro João Marco), trio responsável pelo vídeo «carpoolkaraoke», que se tornou viral na Passagem de Ano, e que correu por “todo o lado”. Mais tarde foi, inclusivamente, e difundido pela Polícia de Segurança Pública, sob o lema: “Sejam felizes e divirtam-se, mas não transformem a estrada numa selva”, e que há muito passou de 1 milhão de visualizações.

O perfil conta com diversos outros vídeos, fotos, o humor, que caracterizam estes três agentes, e também as ações solidárias que o “trio” tem vindo a desenvolver, uma vez que o “nosso lema é: Patrulha Malvada – Dupla de Três: Profissionalismo, Alegria, Humor e Solidariedade”. Neste momento todos os olhares estão canalizados para o “Gonçalo, que é filho de um amigo, que trabalha connosco na PSP do Porto”, explica Pedro Novais.

Para o ajudar o menino, têm sido organizados vários eventos, como caminhadas, provas de automóveis, concertos, e hoje, ao longo de todo o dia, teve lugar um Torneio de Futsal Solidário, no Pavilhão do Académico Futebol Clube, no Porto, cujo valor total angariado, reverteu a favor do Gonçalo. “Decidimos criar este Torneio, com o objectivo de ajudar o “nosso Gonçalinho, um menino adorável. Conhecemos o menino desde que nasceu, só queremos ajudar, e tudo iremos fazer para que vença esta batalha”, enfatiza o agente.

Acresce que os “Patrulha Malvada” têm vendido t-shirts com o logótipo e autografadas por futebolistas e dirigentes de clubes, tudo para reverter para o Gonçalo.

O Gonçalo está a ser acompanhado por 13 especialidades e necessita da “cirurgia que não se realiza em Portugal e foi feita com sucesso em cerca de 50 doentes no México”, anuncia Sérgio Moreira, pai do menino e agente da PSP no Porto.
Conta para ajudar o Gonçalo:

GONÇALO ANDRÉ CARDOSO MOREIRA
IBAN(BPI): PT50 0010 0000 5394 1170 0017 9
SWIFT/BIC: BBPIPTPL.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close