NotíciasVideos

COM VÍDEO: Armamar e Tabuaço em festa para comemorar S. João

Além do tempo quente, esta altura do ano é também sinónimo de festas e romarias. Até ao final de Agosto, só o norte do país vai ter mais de meia centena de romarias. Portugal é por excelência um país com fortes tradições populares, mas existe ainda um grande potencial turístico por explorar principalmente numa altura já marcada pelo regresso dos emigrantes.

Uma equipa da Agência de Informação Norte foi conhecer duas fortes festividades no Distrito de Viseu, mais concretamente nas Vilas de Tabuaço e Armamar, onde celebram o S. João Batista, um dos Santos Populares mais festejados em toda a Europa. João Paulo Fonseca, Presidente do Município de Armamar e Carlos Carvalho autarca de Tabuaço unem os dois municípios para manter viva esta tradição.

Cerca de 25 quilómetros separam estas duas Vilas que têm como momentos altos da festividade as Marchas Luminosas, na noite de 23, a procissão em honra do padroeiro no dia 24, Feriado nos dois município e espectáculos musicais, sem faltar o tradicional fogo de artificio. Hugo Miguel, responsável pela empresa de espectáculos “Festas ao Rubro” assume que o público sabe reconhecer quando o espectáculo tem qualidade.

Para quem participa ou simplesmente para quem assiste à festividade as festas de são João nestas duas vilas têm um lugar reservado no baú das memórias. Festejar o São João em Armamar e Tabuaço é ir para a rua porque a festa é das pessoas. É fazer quilómetros pelas calçadas e viver intensamente a festividade como se não houvesse amanhã. Durante vários dias, manda a tradição que nestas festas de S. João não faltem os manjericos, martelos, balões e sardinhas, o prato principal que deve ser acompanhado por pimentos assados, broa e um bom vinho.

Mickael Carreira e Leandro foram os grandes destaques destas duas festas no distrito de Viseu.

A animação vai continuar nas duas localidades até ao dia 25 de Junho. Vários dias de festa com programação contínua e propostas para todos os gostos.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close