Destaque

Ministro da Economia em evento da AEF para distinguir 192 empresas da Feira

Santa Maria da Feira acolhe no próximo sábado a primeira edição da Gala Empresarial da AEF – Associação Empresarial da Feira, que vai distinguir 192 firmas do território pelo seu superior desempenho. Tendo por base a análise da Agência para a Competitividade e Inovação, que avaliou o desempenho dessas empresas em 2022 e as certificou com o estatuto “PME Líder” e “PME Excelência”, o evento contará com a presença do ministro da Economia, António Costa Silva.

Vai ser a primeira gala promovida pela Associação Empresarial da Feira (AEF) para distinguir as firmas mais bem-sucedidas do município e esse reconhecimento público tem por base os critérios de desempenho já validados pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação: no próximo sábado, serão assim homenageadas 75 PME Excelência e 117 PME Líder, num total de 192 pequenas e médias empresas de diferentes setores de atividade.
A 1.ª Gala Empresarial AEF terá início às 20h00 na Quinta da Serração e contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que dessa forma se associa ao reconhecimento público das pequenas e médias empresas (PME) de Santa Maria da Feira cujo desempenho em 2022 lhes mereceu, no final de 2023, um dos mais importantes certificados nacionais de relevância e robustez empresarial.
Para o presidente da AEF, Alferes Pereira, o encontro de sábado marca uma nova fase na dinâmica dessa estrutura de apoio à comunidade empresarial e industrial de Santa Maria da Feira: “A gala vai ter periodicidade anual e visa reconhecer o trabalho destas PME, tanto no que se refere aos seus diretores como aos próprios funcionários. O objetivo é incentivá-los a continuarem nessa rota de sucesso, conquistando novas metas e inspirando outras empresas a fazerem o mesmo”.
As 192 empresas a distinguir no sábado – 30 das quais com presença dos devidos representantes já confirmada no evento – representam “uma fatia considerável da riqueza produzida no país e confirmam a reputação de Santa Maria da Feira como o concelho com alguns dos melhores indicadores empresariais do país”. Entre esses, Alferes Pereira destaca a vocação exportadora das PME locais: “Em 2022 fomos o 11.º município que mais exportou em Portugal, o 6.º na região Norte, o 3.º na Área Metropolitana do Porto e o 1.º no distrito de Aveiro”, realça Alferes Pereira.
O presidente da AEF admite que “a Gala não poderá fazer justiça para com todas as PME que merecem reconhecimento na Feira”, uma vez que as distinções a atribuir no sábado se baseiam numa lista de certificações “muito bem trabalhada e validada pela IAPMEI” e nem todas as firmas do concelho “tiveram tempo ou capacidade para se sujeitarem a esse escrutínio dentro do devido prazo”. Mas Alferes Pereira espera que o evento incentive as empresas ausentes a obterem também elas a validação formal da referida agência. “Se passarem pelo mesmo processo, não temos dúvidas de que muito mais empresas da Feira serão premiadas pela riqueza que geram para o território”, garante.
Estatuto atribuído facilita acesso à banca
O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pela IAPMEI para distinguir o mérito das firmas de pequena e média dimensão com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com um conjunto de bancos e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e vários indicadores económico-financeiros. Uma vez atribuída, essa certificação confere às respetivas PME benefícios como condições especiais de acesso a serviços e a produtos financeiros.
Entre as 117 PME Líder da Feira em 2022, incluem-se empresas como a Agrofeira – Comércio de Máquinas, Autoviação Feirense, Colégio das Terras de Santa Maria, Eurotagar – Comércio de Máquinas para Construção, Feiriper – Sociedade de Distribuição, Ferreira Avelar & Irmão (calçado), Lacticínios MAF, Maqser – Máquinas e Serviços, e Mestre da Cor – Comércio de Tintas.
Já no que se refere ao estatuto PME Excelência, é conferido às empresas que, entre as PME Líder de determinado ano, se tenham destacado com os melhores desempenhos.
Da lista das 75 que, em Santa Maria da Feira, obtiveram esse selo pela sua prestação em 2022 consta, por exemplo, a Central Lobão – Ferramentas Elétricas, Sousa Rusga (materiais de construção), CorkVision (cortiça), Fábrica de Papel da Lapa, JBMC – Indústria de Plásticos, Manaiacar – Reutilização de Peças para Camiões, Metalvalor – Gestão e Valorização de Resíduos, e Tescoma Portugal (comércio de artigos de cozinha).
Sobre a AEF:
Fundada em 1994 como estrutura focada apenas no apoio aos comerciantes de Santa Maria da Feira e rebatizada em 2000 para passar a abranger a indústria produtiva e transformadora do concelho, a desde então designada Associação Empresarial da Feira (AEF) representa atualmente cerca de 950 firmas de diferentes setores de atividade. No município cujo tecido económico registou em 2022 um volume de negócios global superior a 4.700 milhões de euros, esse universo de associados envolve desde empresas da indústria de transformação de cortiça, fabrico de calçado, metalomecânica, construção civil e cartonagem, até firmas de comércio por grosso e a retalho, reparação de automóveis, hotelaria e restauração. Para ajudar essas empresas na prossecução dos seus objetivos, o leque de atuação da AEF inclui serviços como consultadoria em licenciamento e fundos comunitários, apoio jurídico e fiscal, formação profissional e procedimentos de certificação.
Foto: DR
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close