Música

Convento São Francisco recebeu Festival Lux Interior

Foram três dias de muita música. O Festival Lux Interior é um projecto da editora Lux Records, e durante os dias 9,10 e 11 de Novembro, promoveu o artistas do seu catálogo e imortalizou uma das figuras mais emblemáticas e inspiradoras das bandas de rock conimbricense – Lux Interior, líder dos Cramps.

O Convento São Francisco foi o palco do Festival, coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e a Lux Records. Tratou-se de um Festival epítome da atividade da editora conimbricense fundada em 1996, e, sobretudo, uma nova oportunidade para a produção musical da cidade.

O Festival Lux Interior é uma celebração da música feita e editada em Coimbra durante as décadas de 80 e 90 do século XX. Estes anos dourados da cena musical conimbricense produziram músicos e bandas, cujos concertos, com projeção à escala regional e nacional, adquiriram um estatuto lendário. A longevidade e o impacto destes projetos ainda hoje se manifestam na carreira de alguns músicos que, ao longo dos últimos anos, têm estado na origem de novos grupos com relevância no panorama da música portuguesa.

A Lux Records foi fundada em 1996 e, desde então, tem dado a conhecer muita da melhor música com origem na cidade de Coimbra: Belle Chase Hotel, Tédio Boys, Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, D3O, Wraygunn, Bunnyranch, Tiguana Bibles, Ruby Ann & The Boppin’ Boozers, É Mas Foi-se, Ghost Hunt, António Olaio & João Taborda, Azembla’s Quartet, Victor Torpedo, Tracy Vandal, Bodhi, The Walks, Millions, Raquel Ralha & Pedro Renato.

Mas nem só de Coimbra vive a história da Lux Records. Bandas como Mão Morta de Braga, X-Wife do Porto, Unplayable Sofa Guitar e Madame Godard de Viana do Castelo, Born A Lion da Marinha Grande, Houdini Blues de Évora, e até os Swell de São Francisco (E.U.A.) têm a sua história marcada com o selo da vigenária editora. Em breve, juntar-se-ão os nomes de Mancines, Birds Are Indie, Twist Connection e Wipeout Beat.

Fotos: Gonçalo Reis I CAPhoto Formação
[metaslider id=9848]

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver também

Close
Close