Breves

Quatro visitas guiadas para conhecer árvores emblemáticas que circundam o Castelo da Feira

Durante o mês de maio, a Câmara de Santa Maria da Feira vai promover quatro visitas guiadas às “Guardiãs do Castelo”, árvores emblemáticas, algumas delas centenárias, que têm muitas histórias para contar e cuja idade é um posto. As visitas, de acesso gratuito, realizam-se nos dias 1, 8, 15 e 23, estando sujeitas a inscrição prévia limitada.

As “Guardiãs do Castelo” encontram-se dispersas pelas encostas que rodeiam o ex-libris de Santa Maria da Feira, na Mata das Guimbras e na Quinta do Castelo, onde se elevam árvores dignas de contemplação: faias, sequoias, tuias, sobreiros, criptomérias, carvalhos, magnólias, cedros, castanheiros e tantas outras. Um valioso património arbóreo e arbustivo que transforma a envolvente do Castelo num oásis urbano de inegável beleza, que importa preservar.
Nestas quatro visitas guiadas, os participantes são convidados a conhecer, a sentir e a usufruir da riqueza e diversidade de espécies arbóreas e arbustivas que circundam o Castelo – umas autóctones, outras exóticas –, mas também a viajar pelos vários continentes de onde são originárias, podendo ainda admirar a paleta de cores e os cheiros primaveris ao longo de todo o percurso, que tem início no parque da cidade, junto à Casa do Moinho. Uma oportunidade para redescobrir verdadeiros tesouros naturais, usufruindo de explicações de caráter científico e técnico, para além de curiosidades associadas a cada espécie.
Com estas visitas guiadas, a Câmara da Feira pretende promover e dar a conhecer o património natural do território, evidenciando o importante contributo dos espaços verdes, das árvores em particular, para o bem-estar e saúde da população e da própria cidade, propondo um olhar atento à biodiversidade aí existente.
O período de inscrições para esta atividade abre na terça-feira anterior a cada uma das quatro visitas, sendo anunciado previamente nas plataformas digitais do Município. As visitas de 1, 8 e 15 de maio realizam-se entre as 15h00 e as 17h00. No dia 23, o percurso inicia às 10h00.
Estas visitas seguem todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e o cumprimento das regras de distanciamento físico.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close