Espetáculos Nacionais

Com Vídeo: Fadista Sandra Correia com 250 músicos em palco antes de digressão internacional

A fadista Sandra Correia sobe este sábado ao palco do grande auditório do Europarque, em Santa Maria da Feira, para o concerto “Filarmonia no Fado”, que abre a programação da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Trata-se de um concerto que antecede a digressão da fadista por onze salas austríacas, durante o mês de janeiro, a convite do músico Carlos Leitão.
Num dos ensaios finais a fadista reforçou que a noite será “seguramente, grandiosa”. “Já há muitos anos que ansiava voltar a Santa Maria da Feira. É sempre emocionalmente mais forte cantarmos na nossa terra. Este será um concerto especial, muito especial”, enfatizou.
Além de Sandra Correia vão estar em palco 250 músicos das quatro bandas filarmónicas centenárias de Santa Maria da Feira. “Vamos ter fado tradicional, com o acompanhamento tradicional, temas do meu último álbum “Perspectiva” e temas conhecidos do grande público, porque também quero que cantem comigo, quero abraçá-los musicalmente, e a grandiosidade das bandas filarmónicas”, refere a fadista.
“Filarmonia no Fado” proporciona um novo enquadramento para a música filarmónica, colocando-a em contacto e contraste com a linguagem do Fado. O espetáculo é o resultado do trabalho colaborativo desenvolvido entre quatro maestros, quatro bandas filarmónicas de Santa Maria da Feira, a fadista e Luís Cardoso, responsável pela transcrição e arranjos das obras.
Ao palco sobem a Banda de Música de Arrifana, a Banda Musical de S. Tiago de Lobão, a Banda Marcial do Vale e a Banda Musical de Souto, representantes de uma matriz cultural filarmónica tão evidente no país. Mais do que um concerto, uma celebração da harmonia.
“A primeira vez que ouvimos a Sandra Correia ficamos “incomodados”. Não sabemos bem o que estamos a sentir, que força é aquela que nos leva às lágrimas, que nos toca tão fundo. Apenas sabemos que o queremos voltar a sentir”, lê-se no Portal do Fado, que apresenta a fadista e a sua consolidada carreira artística.
A fadista irá abrir a noite com o “Fado na Feira- Medley com a direcção do maestro Diamantino Monteiro. A noite segue com “ Fado Cravo” e “ Amora”, “Cantigas do Mar”, ”Estrada da Vida, “Marcha do Manuel Maria, Fado Menor”, “Domingos em Lisboa”, entre muitos outros fados.
Sandra Correia é natural de Santa Maria da Feira. Sendo filha de um músico, cresceu rodeada de música. O seu pai ensaiava em casa, pelo que sempre esteve rodeada de muita música, músicos, de toda a agitação resultante de ensaios, espetáculos, viagens, instrumentos musicais. Começou a cantar em criança, em associações, em festas, em concursos. Aos 11 anos já cantava todo o repertório que tinha de Amália. Mas foi na música popular portuguesa que surgiu o primeiro convite para cantar profissionalmente, aos 16 anos.

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close