Sociedade

“Bela e Doce Afurada”, o hino que está a emocionar os afuradenses

É um verdadeiro bilhete-postal da Freguesia da Afurada, em Vila Nova de Gaia, e não deixa indiferente quem vive nesta terra de pescadores.
Foi apresentado, este sábado, na Junta de Freguesia desta zona piscatória, cheia de tradições, o Hino da Afurada, com letra da responsabilidade de um “filho da terra”, Manuel Lapas, e a música e interpretação do duo Broa de Mel.
Trata-se de uma canção alegre, que releva as histórias de quem ainda hojepõe a vida em riscono mar, para trazer o pescado. Mas conta também o quanto esta gente é unida, hospitaleira e defensora daquela que é a mais jovem freguesia do concelho de Gaia.
Este hino,que tem mais de 6 minutos,pode ser entendido como um verdadeira declaração de amor a todos os Afuradenses e foram muitos os que marcaram presença esta tarde na sua apresentação oficial, que contou com a presença de elementos do Rancho Folclórico da Afurada, criado em Junho de 1935,e de várias individualidades desta freguesia.
“A Afurada é inspiradora”, assume o criador da letra, que não consegue esconder a emoção que sente quando o assunto é a terra que o viu crescer.
Maria José Gorgal, do Duo Broa de Mel, assume,por sua vez,que o desafio de musicar este hino “foi muito aliciante e muito gratificante”.
Recorde-se que a Afurada começou por se chamar Furada e sempre teve a sua população ligada à pesca,principalmente, pela apanha da sardinha e construção das primeiras traineiras.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close