NotíciasVideos

Vídeo: Festas de S. Miguel: Um verdadeiro ex-libris dos tarouquenses

Já arrancaram as festas em honra de S. Miguel, em Tarouca. A festividade trará, até ao dia 29, uma nova vida ao concelho, com um programa repleto de novidades. O primeiro dia juntou milhares de pessoas que assistiram ao programa “Reis da Música Nacional” que reuniu em palco alguns dos maiores nomes da música portuguesa.

O desafio está lançado, o convite está feito. Até ao dia 29 deste mês, o concelho de Tarouca, a norte do distrito de Viseu, recebe a sua festa principal. O evento que, dura vários dias, serve de montra para o trabalho das diversas associações, produtores e artesãos locais, é organizado pela Câmara Municipal.
Mais do que uma festa, este é um ponto de encontro de todos os tarouquenses, um o verdadeiro ex-libris de Tarouca e há muito que traduz vasto património cultural desta região.
Todos os anos, a festividade recebe milhares de visitantes. Quem por ali passa, senta-se às mesas de convívio e confraternização, enquanto petisca da gastronomia local.
As Festas de S. Miguel são um “verdadeiro orgulho” para toda a comunidade, recheada de tradição e história, assume o Vice-presidente do Município de Tarouca, José Damião, que reconhece tratar-se de uma festa “para as gentes de Tarouca, mas não só. É também um encontro gastronómico, onde não faltam os pratos típicos desta região”, uma vez que, durante os nove dias de festa, “vamos ter todos os dias uma mostra gastronómica ao dispor de quem nos visita”. Aquele responsável reconhece que a festividade tem todos os anos um carácter “lúdico, desportivo, recreativo, mas também de promoção territorial e daquilo que são os nossos produtos, sabores e saberes”, sublinha.
O primeiro dia (20) ficou marcado por um espetáculo que juntou em palco, no Centro Cívico da cidade de Tarouca, o espetáculo dos Reis da Música Nacional, que contou com as atuações de Edmundo Vieira, Irmãos Verdades, Bruna, Sérgio Rossi e Romana. De destacar ainda a presença de Tiago Sousa e Diogo Pereira
«Reis da Musica Nacional» é um programa semanal da rádio clube de Lamego, que “deixa os estúdios”, e é apresentado nos “palcos nacionais”. Trata-se de um espetáculo “único com artistas portugueses para se celebrar a música nacional”, assume o grande mentor do projeto e o agente artístico Hugo Miguel e responsável pela empresa Festas ao Rubro.
Nas vésperas do Dia de S. Miguel, depois da atuação do Grupo Kalhambeque, às 23h59 terá lugar um grandioso espetáculo de fogo-de-artifício piromusical. Às 2h00 a festa continua, com o DJ Eduardo Patrão.
No dia 29 de setembro, feriado municipal, a Feira Anual de S. Miguel que decorrerá durante todo o dia, com muita música e animação à mistura, promete atrair centenas de visitantes. As festividades encerram com a atuação, pelas 21h30, da Orquestra Fénix.
Destaque ainda este ano para a IV edição do Sabores do Varosa que, de 20 a 29 de setembro, trará ao Centro Cívico da Cidade de Tarouca os sabores típicos da região.
A animação das festas de São Miguel vão continuar com um programa que carrega propostas para todos os gostos.

Tags
Show More

Related Articles

6 Comments

  1. Maravilhoso. Acho a ideia muito gira. Em vez de ser um artista temos vários num só palco. Gostei muito desta reportagem.
    Sara Almeida, Lisboa

  2. Numa altura em que tanto se fala de crise …esta ideia é de alguém com visão no meio artístico. Vejo esta ideia com duas vertentes. A primeira permite dar a conhecer mais artistas que muitas vezes nem valorizamos. Segundo…não é apenas um nome. Uma noite. Com estes artistas…a noite passam a ser várias noites em apenas duas horas. Venham até Coimbra.

  3. Gosto da ideia. Inovadora. Para os próprios artistas poderá ser uma forma de mostrar o trabalho que fazem em muitas aldeias e cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close