País

D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto

O Porto estava sem bispo há seis meses

O Vaticano acaba de confirmar essa decisão assinada pelo Papa Francisco. D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto. O novo bispo tem 62 anos, é atualmente bispo das Forças Armadas e segurança. Nasceu em Resende, Lamego, foi ordenado Bispo auxiliar de Braga em 2009.

D. Manuel Linda frequentou o Seminário Menor de Resende, o Seminário Maior de Lamego e o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto onde terminou o curso superior de Teologia em 1980. Foi ordenado presbítero a 10 de junho de 1981 pelo bispo António Cardoso Cunha.

Ao longo dos anos desempenhou várias funções como pároco, assistente diocesano da Acção Católica, Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico e responsável pela Pastoral Juvenil, na Diocese de Vila Real. Foi reitor do Seminário de Vila Real, vigário episcopal para a Cultura, coordenador diocesano da pastoral e membro dos conselhos presbiteral, pastoral e de consultores.

Paralelamente à sua actividade eclesiástica, licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1987), em Teologia pela Faculdade de Teologia (Porto) da Universidade Católica Portuguesa (1988), obteve a licenciatura canónica em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma (1991) e o doutoramento em Teologia pela Universidad Pontificia Comillas em Madrid (1998), com a tese “Andragogia política em D. António Ferreira Gomes”. Ao longo dos anos foi leccionando em diversas escolas e faculdades, orientando teses de licenciatura e mestrado. É membro fundador do Centro de Estudos do Pensamento Português (Núcleo do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa)
A 8 de Abril de 2014, foi nomeado Capelão-Mor por despacho conjunto dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna.

A nível da Conferência Episcopal Portuguesa, foi membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade, para a área da Saúde (de 2000 a 2014) e, a 29 de Abril de 2014, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização e membro a Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade.

Para além de outras condecorações, a 23 de Fevereiro de 2018 foi agraciado com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O Porto estava sem bispo há seis meses. D. António Francisco dos Santos morreu em setembro, vítima de ataque cardíaco aos 69 anos.

Foto DR

Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + 5 =

Close