Breves

Artista francês Pascal Bost expõe na Biblioteca da Feira

De 7 de abril a 26 de maio de 2018

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebe, de 7 de abril a 26 de maio, uma exposição de pintura do artista francês Pascal Bost. “Arquiteturas Minerais” reúne obras realizadas entre 2012 e 2018, das quais se destacam as séries “Minerais” e “Urbanos”.

A pintura de Pascal Bost é descrita como visual, pictórica e cromática, estimulando o público a viajar livremente pelo universo deste artista francês. “Física e instintiva, esta pintura remete-nos para um universo feito de mineralidade, espetacular e forte. A utilização da pedra e da terra tornam-se elementos essenciais à sua expressão plástica” – lê-se no catálogo da exposição.

O conjunto de trabalhos que integram esta exposição valoriza uma pintura vigorosa e intimista, que coloca as cores em dinâmica e utiliza o gesto para integrar luz, e criar relevo e ritmo – volumes, acidentes de matérias, cores, brilhos e opacos que se chocam e resultam num jogo que dá força e movimento ao trabalho do artista.

Na série “Minerais”, Pascal Bost apresenta paisagens de pedras em suspensão e em repouso, construções arquitetónicas abandonadas em lugares desertos. Na série “Urbanos”, o artista apresenta pinturas onde os vestígios de uma civilização, símbolos da nossa sociedade em decadência, parecem flutuar em espaços muito coloridos, na esperança de um renascimento salvador.

Pascal Bost vive e trabalha em Paris. No seu percurso como artista, conta com várias participações em projetos de arte contemporânea e exposições, individuais e coletivas, em França e no estrangeiro.

“Arquiteturas Minerais” é uma das sete exposições que a Biblioteca Municipal tem calendarizadas para 2018, ano em que Santa Maria da Feira acolhe e organiza a V Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

54 − 47 =

Close