Notícias

Exposição de Comic do Eixo Atlântico no Museu do Papel e Museu dos Lóios

Integrada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, o Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, e o Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, inauguram a exposição conjunta de ilustração e caricaturas “O Cajado de Daghdha”, que reúne dois artistas do Eixo Atlântico. A efeméride, que este ano tem como tema “Património Cultural: de geração em geração”, será também assinalada com visitas e oficinas gratuitas.

O Báculo de Daghdha”, em português “ O Cajado de Daghdha”, do ilustrador galego Norberto Fernández, é a primeira publicação de banda desenhada do Eixo Atlântico, que nasce da vontade de presentear os cidadãos da Eurorregião com uma publicação no âmbito dos 25 anos desta associação transfronteiriça.

O Castelo de Santa Maria da Feira, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e o presidente da Câmara, Emídio Sousa, integram esta história de aventuras, onde os protagonistas percorrem o Caminho Português de Lisboa a Santiago à procura de um tesouro.

No âmbito desta exposição conjunta, o Museu do Papel Terra de Santa Maria expõe os originais do livro de 48 páginas desta história de aventura, que tem como protagonistas personagens populares da Galiza e Portugal.

Por sua vez, o Museu Convento dos Lóios expõe o conjunto de caricaturas de todos os autarcas, alcaldes e alcaldesas pertencentes ao Eixo Atlântico aquando a comemoração dos 25 anos desta associação transfronteiriça – criações do caricaturista Adão Silva, natural de Braga.

A exposição “O Cajado de Daghdha” integra a programação da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que decorre em Santa Maria da Feira até ao final deste ano, e estará patente em ambos os museus até 1 de julho.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Convento dos Lóios promove a oficina pedagógica “Domus: Os Segredos da Casa Romana”, e visitas orientadas ao Museu e ao Castro de Romariz.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close