Cultura

Paulo Ferreira: Documentário sobre o mar da ilha das Flores premiado

Considerada por muitos a mais bonita ilha do arquipélago dos Açores, as Flores são, seguramente, um dos mais encantadores territórios de biodiversidade. O realizador Paulo Ferreira mergulhou no mar das Flores para agitar consciências sobre as mudanças climáticas. E ganhou um prémio.

O documentário de natureza “Naturalmente Flores” foi, recentemente, distinguido com um prémio do Festival Internacional de Cinema “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival”. Realizado e editado por Paulo Ferreira e com narração de Eduardo Rêgo, o filme mostra algumas singularidades da fauna e da fauna da ilha das Flores, nos Açores, e imagens do fundo do mar das Flores, captadas por uma equipa de mergulho. Paulo Ferreira diz que essas imagens pretendem despertar “a consciência ambiental necessária para que todos possamos reverter o sentido das alterações climáticas”.

Gravado naquela ilha durante vinte dias, entre 2020 e 2022, o documentário apresenta também imagens noturnas, captadas ao redor da ilha das Flores, que “são uma visão diferente do que estamos habituados a ver”, acrescenta o realizador, explicando: “a ilha das Flores possui pouca poluição luminosa, algo que a todos deveria sensibilizar”. Durante o filme, vê-se “um céu estrelado, salpicado pela luz da Via Láctea” e mostram-se “imagens belas de uma ilha especial” .

O documentário “Naturalmente Flores” teve colaboração de biólogos, geólogos e técnicos ambientais, bem como de entidades como o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas das Flores, o Parque Natural das Flores e Reserva da Biosfera da ilha das Flores, o Governo Regional dos Açores e a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Estreou no dia 22 de abril de 2023 (dia da Terra), no auditório do Museu Municipal de Lajes das Flores e foi recentemente exibido pela RTP.

Paulo Ferreira recebeu o galardão, da autoria da consagrada escultora e artesã Lourdes Brites, numa cerimónia que decorreu no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.

Foto: DR

Pode ver o documentário na RTP Play: Aqui:

 

 

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close