País

Festa das Cruzes decorre até dia 6 de maio

O templo do Senhor da Cruz, verdadeiro ex libris da cidade de Barcelos, é o espaço que se relaciona directamente com a Festa das Cruzes; a primitiva capela foi construída em 1504, aquando do milagre das cruzes, enquanto o actual templo foi edificado em 1705. Trata-se de um belo exemplar da arquitetura barroca e, sob os altares do Senhor da Cruz e N. Sra. das Dores, a irmandade realiza todos os anos belos tapetes de pétalas naturais, muito apreciados pelos muitos milhares de devotos e forasteiros que acorrem à gigantesca Festa das Cruzes.
A Festa das Cruzes, que decorre até ao próximo dia 6 de maio, conta com um vasto programa, do qual se destaca a grandiosa procissão em honra do Senhor Bom Jesus da Cruz, que se realizou esta tarde – Dia da Invenção da Santa Cruz. Trata-se de um evento de grande participação popular, envolvendo todas as freguesias de Barcelos, sendo o desfile assistido e admirado por muitos milhares de fiéis e forasteiros.
Os concertos de Mariza e Herman José & Big Band são alguns dos principais destaques da Festa das Cruzes, e que este ano volta a apresentar novidades, designadamente um novo palco localizado na Frente Ribeirinha.
Texto e fotos: Joaquim Vinhas

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

43 + = 49

Close