Cultura

Arte chega a Espinho pelas mão de Ruy Silva

“É mais um desafio e um degrau importante na minha vida profissional”. É desta forma que o artista plástico Ruy Silva se refere ao novo espaço próprio, inaugurado no último fim-de-semana, em Espinho.
O by Ruy Silva – Art Gallery, pretende ser “um espaço intimista, uma casa para receber amigos” e faz sentido numa altura em que o artista plástico assinala 30 anos de carreira. Localizado na Avenida 8, muito próximo do Casino, este novo local de arte vai apresentar “em primeira mão” as suas criações, que se completam desde a pintura, escultura, mobiliário e iluminação.
Durante a inauguração do espaço, que contou com a presença de várias figuras públicas e nomes ligados à cultura e às artes, não escondeu o olhar de quem estava feliz e apaixonado pela exposição e pelo espaço em si. “Esta coleção fala de «reconstrução» de sentimentos. Saudade, amor, abraço, proteção, cumplicidade. Conta-nos alguns momentos da vida que valem a pena recordar”. Quanto à técnica, apresenta uma estrutura muito particular. “Aquilo que era uma tela única esticado num bastidor, passa agora a ser composto por várias tiras de tela, diagonalmente dispostas e entrelaçadas de forma a criar o suporte físico para a pintura”, enfatizou à AIN.
Ruy Silva pretende continuar a olhar para cada obra como se fosse um painel da vida. “Cada tira representa um momento e ainda que composta por várias e diferentes experiências, possamos olhar para trás e reconhecer que vale a pena e é tão bom viver”.
Ao longo de todos estes anos, o artista tem sido responsável por diversas iniciativas ligadas às artes, conta com dezenas de exposições em Portugal e no estrangeiro, onde tem alcançado vários prémios. A sua obra encontra-se inserida em várias coleções públicas e privadas.
Ruy deixou ainda uma promessa: “Sei o quão é difícil e duro lutar além fronteiras”, e este seu novo espaço vai, “pontualmente receber artistas internacionais com as suas criações, como é o caso de Toni Martinez Solera”, um artista espanhol a residir em Londres, “que vem inaugurar dia 16 de Junho”, concluiu.

Fotos:Steve

Tags
Show More

Related Articles

One Comment

  1. Já passei pela loja mas estava encerrada. Tem quadros muito bonitos e as luzes envolventes tornam a loja muito especial.
    Já tenho lido muito as suas obras e fico feliz por agora estarem ao meu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close