Sociedade

XXII Festival de Folclore do Alto Minho com 200 dançarinos e 6 países convidados

O XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho vai reunir, em Viana do Castelo, de 16 a 22 de julho, cerca de 200 dançarinos de grupos vindos de seis países convidados, da Europa, de África e da América do Sul, para além de contar com a presença dos grupos anfitriões de Viana do Castelo.
Tendo como sede a Praça da República, o evento, que acontece ao longo de uma semana, vai contar com diversas galas em locais variados, desfiles e atuações pelas ruas da cidade. A 17 de julho, às 15h00, os grupos participantes vão atuar e desfilar pelas ruas da cidade, acontecendo a receção oficial na Porta Mexia Galvão, pelas 17h30, seguida de um jantar convívio.
No dia 18 de julho, os grupos vão atuar em instituições de solidariedade social vianense e, à noite, pelas 22h00, a gala de abertura reúne todos os grupos na Praça da República. A 19 de julho a Gala da União acontece na praça rainha da cidade, pelas 22h00, com os grupos da Guiné, Polónia e Bolívia, para além de grupos vianenses.
A 20 de julho, sexta-feira, a Gala da Família terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 15h00, e nessa noite, às 22h00, a Gala Santoinho acontece na Fundação Santoinho, na freguesia de Darque, reunindo todos os grupos participantes no festival internacional.
A 21 de julho será promovida a Viana Sensorial, uma experiência para estimular os cinco sentidos numa mesma cidade, com exibições de dança, mostra de produtos gastronómicos pelos grupos internacionais e exposição de um traje de cada grupo visitante nos Antigos Paços do Concelho. Nessa noite, a Praça da República será o palco da Gala da Fraternidade, pelas 22h00, reunindo dançarinos de Portugal, Perú, Itália e Colômbia.
No domingo, 22 de julho, todos os grupos participam numa missa que acontece em Santa Luzia, seguida de um piquenique de convívio. Os grupos voltam a desfilar e a atuar nas ruas da cidade nessa tarde, pelas 17h30. A Gala de Encerramento contará com todos os grupos, na Praça da República, pelas 22h00.
No Festival de Folclore do Alto Minho vão participar o Grupo Cultural Netos de Bandim, da Guiné; o Estúdio de Danza y Arte Expresiones Bolívia de Gustavo Fernandez García, da Bolívia; Ballet Folklórico Tierra Colombiana, da Colômbia; Folk Song and Dance Ensemble “WROCŁAW”, da Polónia; Centro de Folklore de la Universidad Peruana Cayetano Heredia, do Perú; e Folk Group “Triskelion” of Roccalumera, de Itália.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close