A 14º Festival de Teatro de Perafita, em Matosinhos, teve início, ontem, dia 20, com a peça “Saídos da Casca”, que conta com a participação dos atores Luís Aleluia e Vitor Emanuel.
Descrita como uma comédia divertida e original sobre televisão, o espectáculo tem o texto de Guilherme Leite e Luís Aleluia, a música de Ernesto Leite e a encenação de Luís Aleluia. No palco, os dois atores e autores inventam personagens e textos para o seu programa de televisão. E dizem aquilo que na televisão muitas vezes não podem dizer. “Saídos da Casca” é um espectáculo que fez rir, durante duas horas, um público que ficou surpreso e que ao longo da comédia, se questionou sobre a intrigante temática que é a televisão. Luís Aleluia, em declarações à AIN garantiu que se trata-se de uma comédia com um texto “ elevado, actual e bem construído. Embora não se pretenda, a peça acaba por ser uma master class sobre a escrita para televisão passando para os espectadores a construção ao vivo de um formato televisivo”. Para o ator é nem mais nem menos do que um “exercício que a mim me satisfaz”, remata.
O encontro decorreu no Auditório Padre Heitor Vieira Pinto da Paróquia de Parafita, que foi pequeno para o muito público que ali se descolou para o arranque da edição de 2018.
Ao palco sobem também “Faz o bem e não olhes a quem os Herdeiros” (27 de outubro) e “Uma velhice atribulada” (17 de novembro), pelos grupos Getetepe Infantis e Jovens, respetivamente.
Do programa fazem parte, ainda, “Os Mentirosos” (3 de novembro), a cargo do Teatro Olimpo e “Perfeito de qualquer jeito” (24 de novembro), protagonizado pelo Grupo de teatro Linha 5.
Os espetáculos prolongam-se até ao dia 1 de dezembro, dia em que será apresentada a peça “A herança” (1 de dezembro), pelo Grupo de Teatro da Paróquia de Perafita (Gêtêpê).
Gostei muito do que vi. Muito bem coordenados, uma dupla que se sente segura em palco. Parabéns!
Muito obrigado, somos gratos pela companhia e pelo testemunho. É bom saber que gostou, isso deixa-nos felizes.