País
Cortiça portuguesa em destaque numa das principais montras do design mundial
A parceria entre a Corticeira Amorim e o Vitra Design Museum leva mais de 3200 blocos de cortiça até à Alemanha para a exposição Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors
A parceria realizada entre a Corticeira Amorim e o Vitra Design Museum (VDM), um dos mais importantes museus de design do mundo, levou até Weil am Rhein, na Alemanha, mais de 3200 blocos de aglomerado de cortiça produzidos nas instalações da empresa portuguesa. Utilizados na exposição Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors, os milhares de blocos permitiram criar estruturas artísticas que envolvem cerca de 1/3 de toda a mostra. Tais suportes, projetados pelo gabinete italiano de design, arquitetura e investigação Space Caviar, acomodam artigos de design, produtos de decoração e peças de mobiliário.
A exposição Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors, que abriu portas no passado fim-de-semana, explora os temas dominantes do design de interiores, revisitando os espaços pioneiros. Uma viagem no tempo que destaca mudanças sociais, políticas, culturais, urbanas e técnicas que moldaram o design ocidental de interiores nos últimos 100 anos. Uma realidade da qual a cortiça é parte integrante.
A colaboração entre a Corticeira Amorim e o VDM encontra respaldo na missão assumida pelo grupo nacional em acrescentar valor à cortiça de forma diferenciadora, qualitativa e inovadora, nomeadamente, através do apoio a inúmeros projetos artísticos, educativos e científicos. Iniciativas, essas, que difundem a versatilidade, multidisciplinariedade e potencial de inovação desta matéria prima única. Um material tipicamente português, 100% natural, ecológico, renovável, reciclável e reutilizável.
Os blocos de aglomerado utilizados na Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors foram produzidos na Amorim Cork Composites (ACC), reconhecida como uma das mais tecnológicas unidades industriais do universo da Corticeira Amorim. A cortiça não utilizada na industria das rolhas é a matéria prima da ACC, desperdícios que permitem desenvolver um conjunto único de materiais de alta performance destinados a indústrias como a aeroespacial, automóvel, energia, construção e desporto, entre muitas outras.
A exposição Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors poderá visitar-se até 23 de agosto, data em que partirá para uma viagem de 5 anos por diversos museus do mundo. Recorde-se que este projeto acontece no ano em que o grupo Amorim celebra os seus 150 anos. Data marcada, entretanto, pela apresentação de um novo logótipo e respetiva identidade gráfica.
Foto: DR