Notícias

Portugal já fez mais de 20 milhões de testes de diagnóstico

Portugal já realizou mais de 20 milhões de testes diagnóstico à covid-19, desde o início da pandemia, sendo que este ano foram efetuados uma média de 48 mil testes por dia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização a da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal, revela que em 2021 foram já efetuados mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia.
Os dados, segundo a mesma nota, demonstram uma evolução “muito positiva” da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas: laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades.
Em outubro de 2021, realizaram-se cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de mais de 40 mil testes, dados estes que não incluem os autotestes.
Em relação à tipologia de testes, realizaram-se cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional.
A marca de 20 milhões de testes à covid-19, alcançada na quinta-feira (04 de novembro), reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal, desde o início da pandemia, esforço este reforçado a partir de março de 2021 com a implementação do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal.
O plano foi assegurado pela Task Force da testagem, coordenada por Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A covid-19 provocou pelo menos 5.028.536 mortes em todo o mundo, entre mais de 248,54 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.193 pessoas e foram contabilizados 1.095.337 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

RCP // JNM

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close