Cultura

Feira: Candidaturas abertas até 15 de setembro com efeitos retroativos a janeiro deste ano

Programa de Apoio à Cultura 2022 disponibiliza envelope financeiro global de 300 mil euros

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem abertas, até 15 de setembro, as candidaturas às medidas 1 e 2 do Programa de Apoio à Cultura (PAC), destinadas a apoiar projetos culturais e artísticos a realizar até 31 de dezembro ou já realizados no decurso deste ano. Podem candidatar-se associações e cooperativas locais de âmbito cultural, bem como artistas independentes do território.
Com a abertura de todas as medidas do PAC os agentes culturais e criativos locais passam a ter ao seu dispor um envelope financeiro global de 300 mil euros, designadamente 230 mil para apoio a criações e programação (medidas 1 e 2) e 70 mil destinados a atividades pontuais (Medida 3, já aprovada em abril).
Enquadrado nos três eixos fundamentais da política cultural do Município – expandir o acesso, fomentar oportunidades e criar conexões – o PAC visa, por um lado, proporcionar condições aos agentes culturais para que desenvolvam projetos e, por outro, fomentar a oferta cultural, a democratização do acesso à cultura e aos bens culturais, a participação ativa da população na construção do capital cultural do território e a formação dos agentes culturais locais.
“Consideramos pertinente a abertura destas duas medidas, com efeitos retroativos, para garantir que os agentes culturais possam não apenas candidatar projetos e atividades vindouros, a concretizar no último trimestre do ano de 2022, como possibilitar o enquadramento de projetos e atividades já executados no ano em curso”, explica o vereador da Cultura, Gil Ferreira, sublinhando “a necessidade imperativa de robustecer esta área de atividade do território”.
A Medida 1 (Criação Local – subprogramas 1.1 e 1.2) centra a sua área de intervenção na promoção de ações que fortaleçam a identidade e o posicionamento cultural de Santa Maria da Feira, através de atividades de criação, difusão ou edição, na dimensão da cultural popular e/ou contemporânea, que valorizem o património material e imaterial, bem como os recursos endógenos do concelho.
A Medida 2 (Parcerias de Programação – subprograma 2.2) foca-se em dois eixos: a promoção de ações ou atividades de programação que dinamizem a identidade e a memória coletiva do território e fomentem o desenvolvimento de públicos; e a promoção de ações ou atividades de ensino não formal nas áreas da música, teatro, dança, artes de rua e circo contemporâneo, que promovam a coesão social e a literacia artística e estética.
Em ambas as medidas serão valorizados projetos ou atividades que contribuam para o desenvolvimento de competências socioemocionais; que sejam inovadores e potenciem o binómio artes e tecnologia; que contribuam para a qualidade de vida das comunidades e evidenciem um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para formalizar as candidaturas, as associações ou artistas independentes têm de estar registados no Portal do Associativismo do Município de Santa Maria da Feira. Para mais informações e esclarecimentos, devem contactar os serviços da Divisão de Gestão Cultural, através do email.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close