Destaque

Politécnico de Viana do Castelo recolheu mais de 120 quilos de plástico em ação de plogging

Cerca de 30 alunos e funcionários do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) aceitaram o desafio e participaram, ontem à tarde, numa atividade de plogging (ação que concilia a atividade física com a recolha de lixo). De BIRA, bicicleta elétrica do IPVC, os participantes recolheram mais de 120 quilos de lixo nesta iniciativa de voluntariado e de plogging. No final, o balanço é muito positivo e a comunidade académica está já convidada a participar em ações conjuntas nos próximos meses, indo ao encontro de uma estratégia mais global de responsabilidade social e de contributo ambiental que o Politécnico de Viana do Castelo tem vindo a implementar.

O Politécnico de Viana do Castelo quer recolher até ao final do ano letivo mais de uma tonelada de plástico durante as atividades de plogging que estão já agendadas, promovendo ainda a deslocação dos participantes de forma sustentável, utilizando a BIRA IPVC. Com estes pequenos, mas grandes passos, o IPVC pretende contribuir para a redução da pegada ecológica, pretendendo assim deixar um impacto ambiental pela positiva.

Entretanto, estão já agendadas outras atividades. Para o próximo mês de maio, no dia 11, realiza-se a atividade BIRA Natura – Tour de bicicleta para observação de aves e da natureza em Viana do Castelo. Com o objetivo de promover a mobilidade ciclável e o convívio entre elementos da comunidade académica do IPVC, a atividade decorrerá das 14 às 17 horas e permitirá fazer um passeio com as bicicletas BIRA IPVC e observar as aves no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). Aqui estará também presente a preocupação de recolher lixo e deixar o meio ambiente melhor do que foi encontrado.

Segue-se uma atividade de Team Building – Atividade Física e bem-estar no dia 17 de maio. A atividade decorrerá entre as 14 e as 17 horas e pretende-se dinamizar uma competição saudável em que as equipas, munidas das suas bicicletas BIRA IPVC, possam percorrer um percurso pré-definido, fazendo exercícios físicos, respondendo a algumas questões sobre a cidade e sobre os locais visitados e no final possam partilhar momentos agradáveis fazendo uma degustação de conservas de Viana do Castelo.

Para o dia 3 de junho, está marcada outra atividade com a BIRA IPVC, em jeito de celebração do Dia Mundial do Ciclista. Promover a mobilidade ciclável e convívio entre elementos da comunidade académica do IPVC é o objetivo desta ação. A atividade decorrerá entre as 14 e as 17 horas e pretende levar a cabo um passeio com as bicicletas BIRA IPVC em que se efetua um percurso citadino com algumas paragens por Viana do Castelo. A meio do percurso será desenvolvido, em conjunto com a PSP ou a GNR, uma ação de sensibilização para a condução segura de velocípedes.

Já para o dia 25 de junho está agendada uma ação e Voluntariado no âmbito da prevenção do cancro da pele. A atividade decorrerá entre as 14 e as 18 horas e pretende sensibilizar as pessoas que frequentam a praia sobre o cancro da pele. Aqui as equipas também vão andar de BIRA IPVC a distribuir informação pelas praias de Viana do Castelo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close