Notícias

Esposende sensibiliza população para a separação seletiva de resíduos

Com o objetivo de promover uma melhor e mais eficiente gestão dos resíduos urbanos produzidos no concelho, a empresa municipal Esposende Ambiente está a promover sessões de Sensibilização para a Separação Seletiva de Resíduos nas freguesias, com oferta de um ecoponto doméstico aos participantes.
Esta ação insere-se no âmbito do projeto E-Recicla sobre o tema “É TEMPO DE MUDAR!”, co-financiado pela Sociedade Ponto Verde no montante de 25.000 euros, e contempla a realização de sessões em todas as 15 freguesias do concelho.
A iniciativa iniciou-se no dia 13 de janeiro, tendo contemplado já as freguesias de Marinhas, Forjães, Apúlia, Palmeira de Faro e Curvos. Ainda este mês decorrerão sessões em Esposende, Belinho, Antas, Mar, Fão, Vila Chã, Gandra e Gemeses, e, em fevereiro, será a vez de Fonte Boa e Rio Tinto.
Estas ações decorrem nas sedes das juntas de freguesia do concelho, com forte adesão da população, esgotando o número de vagas disponíveis. Importa salientar o forte empenho e colaboração dos Presidentes de Junta de Freguesia na divulgação e dinamização das sessões, contribuindo de forma decisiva para o sucesso do projeto, sendo realçado o contributo dos munícipes na concretização das metas de reciclagem.
Assim, e de modo a continuar a promover a voluntária separação seletiva dos resíduos urbanos e, consequentemente, a valorização dos resíduos passíveis de serem reciclados, é disponibilizado a cada agregado familiar participante um ecoponto doméstico, abrangendo cerca de 400 famílias.
Estas ações têm subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close