Sociedade

Esposende retoma evento “Brincar é coisa séria”

Evento assinala Dia Mundial do Brincar, Dia Mundial da Criança e Dia Mundial do Ambiente

Após um interregno de dois anos motivado pela pandemia Covid-19, o evento “Brincar é coisa séria!” está de volta, promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, associando-se à comemoração do Dia Mundial do Brincar (28 de abril), Dia Mundial da Criança (1 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O relançamento da iniciativa foi assinalado na manhã de hoje, 28 de maio, na zona ribeirinha de Esposende, numa sessão marcada pelas intervenções da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende e Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, da Diretora Clínica do Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, Ana Ribeiro, e da Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria Maior, de Barcelos, Goreti Lobarinhas.
Para além da apresentação do programa das atividades desta quarta edição, cada instituição e escola do concelho, por via de um/a embaixador/a, assumiu publicamente o seu compromisso “Brincar é coisa séria!”. Tal foi realizado através da apresentação de telas decoradas pelas crianças representando o que estas entendem por brincar. A sessão contou, ainda, com a atuação da Praxis Studio.
O programa propriamente dito inclui, no próximo dia 3 de junho, pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a realização de uma sessão debate para toda a comunidade, mas com especial relevo para pais e encarregados de educação. Sob o tema “Diferentes olhares sobre o crescer em tempos de mudança”, a sessão contará com a participação da Pedopsiquiatra Filipa Martins Silva, da Psicóloga Sara Brandão, da Médica Geral e Familiar Sofia Macedo Silva, da Pediatra do desenvolvimento Carla Carvalho, e do Pediatra da adolescência Hugo Rodrigues. A moderação estará a cargo de Hernâni Zão, docente e especialista em midia digital para a saúde.
Na zona ribeirinha de Esposende, em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorrerá a Feira do Brincar, no dia 4 de junho, entre as 14h00 e as 18h00 e, no dia 5 de junho, entre as 10h00 e as 18h00. Com a perspetiva de assinalar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente, a Feira contará com a participação de um conjunto de entidades e empresas locais de âmbito nacional, bem como de todos os serviços educativos do Município. Assim, estarão presentes a Aktivsport, Atelier do Guedes, Classictoys, Livraria Ler é Saber, Coisinhas da Aurora, Science4you, Autobrinca, Areal Editores, Museu do Brinquedo, Propedal, CTEM Academy, Ambar, Esposende Surf School, equipa da Escola Segura da GNR, Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, Departamento de Jogos Digitais do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Escola Profissional de Esposende. Marcarão igualmente presença a Casa da Juventude, o projeto AMAReMAR, o Centro Interpretativo de São Lourenço e a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
A par das várias atividades que estarão disponíveis para todas as crianças, haverá ainda um conjunto de workshops e aulas. Assim no dia 4 de junho, pelas 14h30, a Companhia de Teatro Infanto-Juvenil Boca de Cena realizará uma aula de teatro, às 16h30, haverá uma Oficina de Helicópteros de Direitos, realizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Casa das Ciências e, pelas 17h15, uma aula de skate e surf, promovida pela Esposende Surf School. Durante a tarde decorrerá uma ação de sensibilização de condutores, pela Escola de Segura da GNR.
No domingo, dia 5 de junho, pelas 10h30, a Academia de Bailado irá realizar um workshop de Hip Hop, e, pelas 11h30, a Biblioteca Municipal realizará uma hora do conto, sendo que, durante toda a manhã a Escola de Segura da GNR realizará uma ação de sensibilização de condutores. Da parte de tarde, pelas 14h00, o grupo AMAReMAR fará uma performance de Percurssão, uma hora mais tarde o Centro Interpretativo de São Lourenço apresenta o Teatro de Marionetas “História de um bravo castrejo!”, pelas 16h00 haverá uma aula de karaté, promovida pela Escola Bushido Ak Esposende e, a terminar, pelas 17h00, a Casa da Juventude leva a efeito um workshop de manjericos de papel.
Considerando que nunca foi tão premente a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças, esta edição do “Brincar é coisa séria!”  propõe-se refletir sobre a saúde e o bem-estar da criança numa altura em que se retoma a normalidade pós-pandemia. Mantém-se, de resto, o objetivo do evento de contribuir para a promoção de formas mais saudáveis de brincar.
Este evento enquadra-se no cumprimento das metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close