Saúde
Vacinação na Maia ultrapassa 280 mil doses ministradas
A vacinação contra a Covid-19 na Maia ultrapassou as 280 mil doses ministradas, com a autarquia a salientar o “esforço conjunto de várias instituições” do concelho, foi hoje revelado.
Segundo a vereadora com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal da Maia, no distrito do Porto, Emília Santos, que falava no período antes da ordem do Dia na reunião do executivo camarário, foram dadas 287.732 vacinas contra o SARS-CoV-2, sendo que 94% da população maiata já levou a primeira dose, 80,3% duas doses e 48,96% têm o processo de vacinação concluído.
“Toda a comunidade abraçou esta missão, que ainda não está concluída. Vamos continuar este caminho de união que explica o sucesso do processo [de vacinação], reconhecido por todos, e que uniu Agrupamentos de Centros de Saúde, juntas de freguesias, associações humanitárias e autarquia”, disse Emília Santos.
A covid-19 provocou pelo menos 5.884.689 milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.866 pessoas e foram contabilizados 3.193.178 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.
JCR // MSP