10@norte
10@norte com Katty Xiomara
Chegou ao Porto em 1992 e se escrevesse um livro sobre o norte chamar-lhe-ia mesmo "O Meu Norte". Katty Xiomara destaca ainda figuras da literatura como Agustina Bessa-Luís, com quem gostaria de jantar, e Sophia de Mello Breyner, que lhe emprestou histórias para ler à filha. "Andas a endrominar" entra no top de melhores frases que ouviu no norte.
Qual é para si o melhor refúgio do norte?
Não quero parecer pouco original, mas para mim, o melhor refúgio do norte é mesmo a minha casa, situada num tranquilo bairro no centro do Porto, parece uma contradição, mas neste caso é uma realidade.
A melhor frase que ouviu no norte?
Temos tantas destas maravilhas autóctones que dão cor as conversas, como: “andas a endrominar”, “às onze”, “seu sostra”, “estou a falar pa central”….. mas uma das minha preferidas é: “só me saem duques e cenas tristes”
Que figura destaca nesta região do país?
Tendencialmente terei de escolher uma grande Mulher – Sophia de Mello Breyner, que me emprestou algumas das suas histórias para as leituras noturnas que aguçavam o sono da minha filha.
Para si qual é a grande música que representa o norte?
Quando cheguei ao Porto em 92, ouvia-se muito a música dos GNR “Pronúncia do Norte” a música fala do norte e não apenas da sua pronúncia e para uma “forasteira” como eu, foi um excelente ponto de partida.
O melhor espetáculo que viu no norte?
Concentrando-me no Porto, onde vivo, trabalho e passo a maior parte do meu tempo, eu diria que aquelas antigas e míticas noites do Fantasporto no teatro Carlos Alberto.
Com que figura nortenha gostava de jantar?
Agustina Bessa-Luís, sei que já não é possível, na verdade, mesmo que ainda estivesse viva seria muito pouco provável poder ter a sorte e o privilégio de partilhar um jantar com esta grande senhora, mas seria fantástico poder alimentar-me das suas histórias.
O melhor prato do norte?
Umas boas e picantezinhas tripas a moda do Porto, claro! Até porque elas também contam um pouco da história desta cidade invicta.
O monumento mais interessante?
Os meus preferidos são aqueles que nos oferecem as melhores vistas, porque introduzem as cidades da melhor forma possível, deveriam ser sempre os primeiros pontos a visitar. Mas escolher apenas um seria injusto, para com uma região tão rica neste contexto. Deixo-vos aqui 3 escolhas: Bom Jesus em Braga, o Mosteiro de Santa Luzia em Viana do Castelo e a Torre dos Clérigos no Porto.
Um episódio caricato que viveu nesta região?
Uma ocasião, bem lá para trás no tempo, um desistente de última hora ofereceu-nos dois bilhetes com ótima localização para ver o “Quebra Nozes” do Royal Russian Ballet, no Coliseu do Porto, enquanto eu e o meu namorado aguardávamos pacientemente na fila da bilheteira. Uma inesperada surpresa, oferecida por um total desconhecido nortenho.
Se escrevesse um livro sobre o norte que título teria?
“O meu Norte” porque a região e em especial a cidade do Porto adotou-me com carinho e fez de mim uma nortenha, quase (porque não quero desrespeitar os autênticos) de gema!.
Foto: Elisa Freitas