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VÍDEO: Reabilitar o mercado do Bolhão custou mais 15% do que o previsto

A reabilitação do mercado do Bolhão, no Porto, custou mais 15% relativamente aos 22,3 milhões de euros que estavam inicialmente previstos, para aproximadamente 26 milhões, disse esta quinta-feira o presidente da Câmara e a vice-presidente da GO Porto.

A obra do mercado do Bolhão, no Porto, custou 50 milhões de euros, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante uma visita, exclusiva à imprensa, que decorreu esta tarde.

Para o autarca da invicta esta obra tem dois patrimónios: o arquitetónico e o cultural. “Está salvaguardado, e depois o imaterial que são as pessoas”. Segundo o edil, foi feito naquela estrutura “um trabalho muito exaustivo antes de os comerciantes saírem e irem para o mercado temporário”. Rui Moreira acredita que os vendedores “vão dispor neste espaço renovado de muitas condições, porque isto estava a cair. Este mercado só existia porque os comerciantes não queriam ir embora, senão tinha acabado”, enfatizou o edil.
A visita contou além de Rui Moreira com a presença de Cátia Meirinhos, vice-presidente da GO Porto, empresa municipal responsável pela gestão da obra de reabilitação do Bolhão.
A gestão da empreitada de “Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão” foi assegurada pela GO Porto, e correspondeu a um investimento municipal superior aos 22,3 milhões de euros. A empresa municipal ficará também com a gestão do mercado, quando o equipamento reabrir.
O edifício terá um total de 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, acomodando 87 comerciantes históricos.
A obra aliou a recuperação física do edifício, a atualização do mercado de frescos e a restituição da relação deste equipamento com a cidade, preservando os seus históricos comerciante. Investiu ainda no aumento da transparência, na acessibilidade, no conforto e na sua funcionalidade.
A principal novidade recai sobre a cave logística, que, no subsolo, ocupa todo o miolo do edifício com câmaras frigoríficas, armazéns, produção de gelo e um espaço destinado às cargas e descargas. Contempla ainda uma zona de balneários e outra de separação e tratamento dos
resíduos.

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