Destaque

Feira das Colheitas pinta Arouca de festa(s) durante 4 dias

Arrancou ontem  a Feira das Colheitas, a maior festa do concelho de Arouca, que conta com uma vasta programação de música, desfiles tradicionais, exposições, concursos e workshops até domingo. Os concertos de Xutos & Pontapés e de Fernando Daniel serão os pontos altos da edição deste ano, que marca o regresso da Feira das Colheitas, depois de dois anos interrompida devido à pandemia.
Segundo a organização “o inusitado encontro de perto de oito dezenas de vozes acontece após a passagem do projeto ‘A música portuguesa a gostar dela própria’ pelo concelho de Arouca, dando seguimento à sua assumida missão de documentar, valorizar e divulgar processos e práticas musicais e manifestações de cultura popular”. Assim, o diretor artístico, Tiago Pereira, junta no espetáculo de raízes assumidamente tradicionais os Bandua – que dão nova roupagem a temas tradicionais da Beira Baixa, aliando-os ao folk eletrónico – e a polifonia arouquense.
Além de um coral de perto de uma dezena de vozes a acompanhar em permanência toda a performance dos Bandua, serão apresentadas três cantas típicas, num momento que tem vindo a ser ensaiado em específico para esta apresentação pública e onde estarão agrupadas as formações participantes, refere ainda o município.
Há também, na programação da Feira das Colheitas, duas conferências em torno da emergência climática e do futuro da agricultura no território arouquense, destinadas sobretudo a trabalhadores e empresários do setor agrícola.
Hoje, sexta-feira, há concertos de Tiago Silva (finalista do The Voice) e de Fernando Daniel.
No sábado, o momento alto é o concerto dos Xutos & Pontapés, que foram escolhidos pela população local, num processo democrático de votações, que ocorreu no espaço digital. Antes, há ainda, no espaço empresarial, um concerto do valecambrense Eduardo Gonçalves (Vencedor do Ídolos 2022).
No domingo, há um concerto de Luís Trigacheiro (vencedor do The Voice) com o Orfeão de Arouca.
As ruas da vila pintam-se, nestes quatro dias, com tudo o que ali se produz. Desde os produtos da terra, à cultura folclórica, filarmónica e associativa, passando pelo tecido industrial e empreendedor. Há gado que desfila, broas e vinhos que competem entre si, tasquinhas, espaço criança, chegas de bois e carneiros, feiras de artesanato, e muito mais.
Para facilitar o trânsito e estacionamento, a autarquia providenciou um serviço gratuito de transfer no sábado e no domingo, com passagem por diferentes freguesias do concelho, e ainda um transfer gratuito e direto desde a Zona Industrial de S. Domingos (parque de estacionamento oficial da Feira das Colheitas) até à Câmara Municipal.

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close