Cultura

“O Porto é uma Nação”: 25 anos de crónicas dos jornais sobre a Cidade moderna, autêntica e livre

O livro “O Porto é uma Nação” é uma colectânea das melhores crónicas durante anos publicadas na coluna de opinião com o mesmo nome, nos jornais “O Independente” e “i”, e artigos do Jornal de Notícias, Público e Observador. As crónicas de Jorge Afonso Morgado tratam alguns dos grandes acontecimentos e temas da vida da cidade e do país ao longo dos últimos 25 anos.

Do incêndio do Coliseu, nos anos noventa do século passado, ao “boom” do turismo na última década; da inédita e impactante eleição de um candidato independente para presidente da Câmara às relações sempre tensas do Porto com o poder central; de figuras marcantes como Belmiro de Azevedo ou Paulo Cunha e Silva aos novos protagonistas e tendências da vida política, social e económica, “O Porto é uma Nação” são quase duzentas páginas sobre “um Porto que sabe rir, chorar, tomar posição, dizer o que pensa e pensar por si próprio”. Com humor, às vezes ácido, espírito crítico e sem cedências.
“O Porto é uma Nação” é prefaciado pelo jornalista e historiador Germano Silva, para quem o livro apresenta “o Porto dos nossos dias, com gente dentro, trans­bordante de palavras, mas também de conhecimentos e de engenho”. É uma “leitura para recreio do espírito, sem dúvida, mas também de reflexão”, refere.
O Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, têm a seu cargo a apresentação deste livro editado pela Primeira Edição, marcada para o próximo dia 18 de outubro, pelas 18 horas, no Palácio da Bolsa. No Porto.
Para o autor, Jorge Afonso Morgado, “O Porto é uma Nação” confunde-se mal com um grito de natureza futebolística: “é uma assinatura da identidade portuense. Não a limita nem a condiciona, antes a define. São cinco palavras apenas. Juntas, explicam com simplicidade e eficácia o orgulho, a coragem, a independência de espírito, o sentido da liberdade e a efervescência do carácter do Porto.”
“Não é um livro sobre História, sobre política ou sobre comunicação. Muito menos sobre futebol. É um livro sobre o Porto e sobre a forma como a cidade olha para si e para o mundo”, acrescenta o antigo jornalista.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close