Destaque
Estão escolhidos os primeiros finalistas do Festival da Canção
Problema técnico levou à escolha de 7 e não de 6 finalistas
Já estão escolhidas as primeiras canções finalistas do Festival da Canção 2023, resultado da primeira semifinal que decorreu na noite passada em direto do estúdio 1 da RTP, em Lisboa.
Após o desfile das 10 canções a concurso, a ponderação do voto do júri de sala e do televoto ditou a vitória das canções defendidas Churky, Cláudia Pascoal, Mimicat, You Can’t Win Charlie Brown e Sal. Contudo, um “problema técnico” fez com que não tivesse sido possível votar, através de uma operadora, na canção defendida por Esse Povo que, assim, passou diretamente à final “para não ser prejudicada”, como explicaram os apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. As linhas foram, então, reabertas, para que o público pudesse salvar uma das três canções inicialmente eliminadas – tendo a vitória caído nas mãos nos Neon Soho, a única canção totalmente em inglês a concurso nesta noite.
A segunda semifinal está agendada para o próximo sábado, dia 4 de março, enquanto a finalíssima uma semana depois, a 11 de março, que será disputada por 13 canções e não 12, como previsto no regulamento do concurso devido ao referido problema técnico.
As vencedoras foram anunciadas por ordem aleatória. À semelhança de anos anteriores, a votação de cada canção só será conhecida após a final, seguindo o modelo da Eurovisão, que este ano decorre em Liverpool, de 9 a 13 de maio.
Como é tradição, as noites de festival são também noites de homenagem e recordações. O medley de clássicos do festival de tempos passados foi interpretado por Héber Marques, Nena, Wander Isaac e Ana Bacalhau. E o homenageado da noite foi Fernando Tordo, que há precisamente 50 canções defendeu na Eurovisão “Tourada”. A canção tem uma letra (de Ary dos Santos) que pretendia ser uma metáfora/alegoria em que se comparava a tourada ao decrépito regime ditatorial do Estado Novo. É uma crítica à sociedade portuguesa daquele tempo mas que, alegadamente, não foi entendida desta forma pelo “lápis azul” da censura.
Por fim, outra convidada especial da noite: Blanca Paloma, cantora, cenógrafa e figurinista espanhola. No palco da RTP, a artista cantou uma versão apenas voz e guitarra de “Eaea”, canção com a qual venceu o Benidorm Fest e, por isso, irá representar o país vizinho na Eurovisão.
“Encruzilhada” – Churky
“Nasci Maria” – Cláudia Pascoal
“Viver” – SAL
“Ai Coração” – Mimicat
“Contraste Mudo” – You Can’t Win Charlie Brown
“Endless World” – Neon Soho
Sapatos de Cimento” – Esse Povo
Texto: N. Costa
Imagens: Pedro Pina (RTP)