Destaque

Braga: Onze escolas apresentam espetáculos inéditos de dança, teatro e música

Entre 17 e 23 de Abril, onze escolas do concelho de Braga vão subir ao palco do Espaço Vita para apresentarem um conjunto de trabalhos inéditos em diversas áreas artísticas, da dança à música e ao teatro.

Trata-se de mais uma Mostra Escolar de Artes Performativas, a Mapear 2023, um projeto que promove a formação das artes performativas em contexto escolar e dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas escolas, contribuindo para o crescimento artístico e pessoal dos alunos.
Além disso, será uma oportunidade para os alunos atuarem num palco da cidade e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espetáculo, desde a sua génese até ao momento da apresentação final, em especial, no contacto com o público.
Os ensaios e toda a preparação dos espetáculos duram já há alguns meses e o momento de pisar o palco é muito ansiado por todos.
Cabe ao Agrupamento de Escolas de Real abrir o Mapear com a peça de teatro “Ondina Braga: Lugares em mim”, na segunda-feira, dia 17, pelas 11h30. No dia 18, às 11h30, o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda apresenta a peça de teatro “Chega!”.  No mesmo dia, pelas 16h30, é a vez do Agrupamento de Escolas André Soares exibir a peça de teatro “O príncipe Nabo – 1º ato”.
No dia seguinte, a 19 de Abril, pelas 11h30, o Agrupamento de Escolas de Celeirós apresenta a peça “Zorbas e Companhia”. À tarde, pelas 16h30, o Agrupamento de Escolas Dona Maria II sobe ao palco com a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – uma história de amor”.
No dia 20 de Abril, pelas 11h30, cabe ao Agrupamento de Escolas Carlos Amarante apresentar a peça de teatro “Sem Título”. À noite, pelas 21h00 é a vez do Colégio Luso-Internacional de Braga apresentar o espetáculo de teatro musical “Jesus Christ Superstar”.
A 21 de Abril, pelas 11h30, o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches vai presentear o público com a peça de teatro “Para ser grande sê inteiro”. À noite, pelas 21h00, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresenta o Drama Musical “Bastien und Bastienne”.
Segue-se no dia 22 de Abril, pelas 21h00, a apresentação do Agrupamento de Escolas de Maximinos com o espetáculo de dança “Caleidoscópio”.
A fechar a Mostra, no dia 23 de Abril pelas 19h00, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio exibe a peça de teatro “A Boda”.
Serão sete dias repletos de talento, criatividade, arte e cultura. Os bilhetes têm um custo de 2 euros, e a receita de bilheteira será revertida integralmente a favor das escolas.
Mobilizar as artes performativas em contexto escolar permite consolidar a ligação entre cultura e educação, desenvolvendo a capacidade de criar, de pensar criticamente e interpretar. Este é um dos principais objetivos da Mapear.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close