Economia

Braga: Semana da Economia mostra sucesso da estratégia de desenvolvimento económico do concelho

Braga será palco, de 22 a 26 de Maio, da 6ª Semana da Economia, desta vez dedicada à Investigação e Transferência de Tecnologia, que irá permitir a discussão em torno de matérias como a inteligência artificial e o impacto na competitividade das empresas.

Promovida pela InvestBraga e o Município de Braga, a Semana da Economia assume-se como um espaço privilegiado de reflexão sobre o tecido empresarial e empreendedor do concelho.
Este ano, o evento volta a chamar empresas, agentes económicos, instituições e especialistas, bem como a sociedade em geral para debater ideias que contribuam para uma economia local cada vez mais competitiva.
Tal como na última edição, o evento voltará a contar com um Fórum Económico, a Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga e uma Mostra Empresarial, entre outras conferências e iniciativas de âmbito nacional e internacional.
A autarquia refere em comunicado que a cidade tem vindo a subir no ranking das exportações a nível nacional nos últimos anos, tendo crescido 29% no ano de 2022, valor este acima do crescimento nacional, que se situou nos 23,1%.
No que diz respeito à criação de emprego, Braga continua a criar uma média de mais de 2000 postos de trabalho por ano desde 2014. A InvestBraga e o Município de Braga têm dado o seu contributo para a dinâmica da criação de emprego no Concelho por meio do apoio à instalação de empresas e do mais recente projecto WorkinBraga, onde desde Junho de 2020 já se registaram mais de 250 empresas, tendo estas publicado cerca de 2.500 ofertas de emprego, das quais mais de 30% são perfis na área das TI.
Relativamente aos valores do desemprego, com uma tendência de crescimento nos últimos meses, Braga registou menos 337 desempregados em Março de 2023 comparativamente com período homólogo de 202, refere a mesma nota.

Mutinacionais e empresas com origem local asseguram empregos no concelho 

São várias as grandes multinacionais que ajudam a assegurar centenas de postos de trabalho e ajudam a destacar Braga como uma Cidade de referência na Europa e no Mundo, como é o caso da Bosch, APTIV, Fujitsu, Accenture, Webhelp e Checkmarx.
Também as empresas com origem local contribuem para assegurar muitos empregos no Concelho, como a Casais, que comemora o seu 65ª Aniversário, a DST, Torrestir, Grupo Três60, Navarra, Grupo Cegid Primavera, F3M, Mobilium, Edigma, Balanças Marques, Cachapuz, TLCI, Enermeter, Grupo o Setenta, O Feliz, Grupo Bernardo da Costa, Latino Group, Bramp, MCM, Fehst Componentes, ETMA, Labinba e TLCI, entre outras que de Braga trabalham para os mercados mais exigentes a nível nacional, criando valor e emprego qualificado.
São também várias as empresas tecnológicas e serviços avançados que optaram por Braga para se instalar e que têm estado a contratar trabalhadores especializados para as suas operações no Concelho, como é o caso da Fiducial, Mercedes-Benz.io, Deloitte, ISSUU, NTT Data, TX Group e Ciellos, entre outras que estão neste momento a fechar os seus processos de decisão para se instalarem em Braga.

Estratégia de captação de investimento distinguida a nível internacional 

Neste âmbito, também o trabalho da InvestBraga, em articulação com o Município de Braga, tem contribuído para apoiar e facilitar estes processos de criação e instalação de novos projectos e empresas no Concelho, sendo que o número de projetos acompanhados pelo Espaço do Investidor desde 2014 já ultrapassou os 1000, dos quais 30% são de origem internacional.
Esta estratégia de captação de Empresas para a cidade, deu o primeiro prémio na candidatura ao Eueopean Cities and Regions of the Future 2023, promovida pelo Financial Times.
De salientar que o número de empresas subiu em Braga, tendo crescido mais de 5% desde 2020, registando em 2023 mais de 24.000 empresas. De igual forma também o número de estudantes de ensino superior que frequentam as instituições do concelho e que muito contribuem para Braga ser a cidade mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa têm crescido, situando-se próximo dos 28.000.
Já no que respeita ao empreendedorismo, e com uma comunidade de 185 Startups, a StartupBraga tem apoiado empreendedores e projetos tecnológicos e inovadores, os quais angariaram já um valor total de investimento que ultrapassa os 430 milhões de euros. Destas, há já a destacar um unicórnio, a Sword Health, o sexto unicórnio com ADN nacional e a startup portuguesa mais rápida a atingir este estatuto.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close