Destaque

Feira: Aqui há sabor a arte!

Se a arte é a habilidade ou o ofício que prende os sentidos e encanta a alma, juntar a visão, o paladar, o olfato, a visão e o tato à mesma mesa e no mesmo palco é uma criação digna de público. Para descobrir essa mestria de bem representar, de faca e garfo na mão e de instrumentos performativos teatrais, há que passar pelo Imaginarius, em Santa Maria da Feira.

O mote é dado pelo Sabores Imaginarius 2023, uma das iniciativas do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre no centro histórico de Santa Maria da Feira, de 25 a 28 de maio.
São cinco os restaurantes do concelho (A Botica de Baco, Deja Vu, Os Vinte, Feitoria e Villa Antiqua) que aderiram à iniciativa e que são desafiados a inovar e a apresentar, durante os dias do Festival, ao almoço e ao jantar, pratos e menus de degustação inspirados nos produtos concelhios, como a fogaça e o queijo A Queijeira, na tradição e nas lendas, mas também no sonho, na magia e na ilusão que caracterizam o Imaginarius. Sendo Santa Maria da Feira membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da Gastronomia, a ideia é mostrar que a Arte também se serve à mesa e proporcionar uma experiência gastronómica sensorial e diferenciadora.
O restaurante A Botica de Baco, por exemplo, sugere, pela mão do chef Vítor Pinho Condez e do escanção Vítor Pinho, o menu de degustação “A lenda do mouro do castelo”, inspirado na história de um alcaide mouro de Santa Maria da Feira que se disfarçou de mendigo e planeou o sequestro de uma donzela cristã do castelo de Gaia, fingindo depois tê-la salvo dos raptores, fazendo com que a donzela se apaixonasse por ele e fosse viver com ele.
Por 40 Euros por pessoa (30 Euros a refeição e 10 Euros o suplemento de vinhos), o menu é servido nas seguintes camadas sólidas:

  • Entrada de pão, queijo, enchidos e patés;
  • “De alcaide a mendigo”: entrada quente composta por regueifa doce com fondue de queijo A Queijeira e compota de malápios e bolina;
  • “A fonte milagrosa”: prato principal composto por pasta bianco e nero com robalo e com bivalves da ria de Aveiro;
  • “A beleza de Lia”: pudim de fogaça, com ovos moles de limão, gelado de tangerina de Mosteirô, crumble de maçã e frutos vermelhos (morango e mirtilo). Acompanham este menu de degustação as seguintes camadas líquidas:
  • Fofogacinha (aperitivo composto por vinho do Porto Tawny, canela e limão);
  • Espumante (de entrada);
  • M&M Gold (vinho branco); • Ensaio da Botica Nº 1 (vinho centenário do Dão); • Pequenos Rebentos Alvarinho (vinho verde);
  • Tawny (vinho do Porto, colheita de 2011);
  • Alquimia árabe de medronho (aguardente).

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close