Videos
Vídeo: S. João de Armamar e Tabuaço levou milhares de pessoas às ruas
É a noite mais longa do ano nas duas vilas do distrito de Viseu. O São João Batista, um dos santos populares mais festejados em toda a Europa, levou milhares de pessoas às ruas de Armamar e Tabuaço.
Junho é sinónimo de festas e santos populares. A festejos nestas duas localidades une os dois municípios, que tudo fazem para manter viva a tradição secular, principalmente numa altura em que parece ser cada vez mais “difícil” assegurar as tradições, uma vez que os “territórios vão tendo cada vez menos pessoas”, o que parece tornar “cada vez mais difícil” manter “viva” e dar continuidade das tradições. Nesse sentido, João Paulo Fonseca, presidente do município de Armamar e Anabela Paiva, atual autarca de Tabuaço, unem os dois municípios para manter viva esta tradição.
Cerca de 25 quilómetros separam estas duas vilas que têm como momentos altos da festividade as marchas populares, a procissão em honra do padroeiro, no dia 24, feriado nos dois municípios e espetáculos musicais, sem faltar o tradicional fogo-de-artifício.
Hugo Miguel, responsável pela empresa de espetáculos “Festas ao Rubro”, assume que ter estas duas festividades nas mão “é uma grande responsabilidade”, mas considera ainda ser “um privilégio”, uma vez que “é um prova que as pessoas confiam no nosso trabalho”.
As vilas de Tabuaço e Armamar são exemplo das fortes tradições populares em Portugal, alimentadas também pela época do regresso dos emigrantes às terras. Há quem venha e fique e os que regressam. Maria Isabel Gomes meteu-se no avião com o marido. “Já não vínhamos a Armamar desde 2018. Veio a pandemia, muito trabalho, e só agora nos foi possível este regresso tão desejado”. Este casal com família nestas duas vilas do concelho, recorda a “forte tradição” que este santo popular sempre teve nas duas localidades. “São festas que metem muita gente e que são sempre uma atração pelas procissões e pelas marchas”, enfatizam.
Armando e Luísa chegaram a Armamar no último dia 16 de junho, depois de 16 horas de carro, desde França. “Vimos sempre em agosto, mas, este ano decidimos ver mais cedo para estarmos presentes nas festas de S. João e aproveitar este ambiente que envolve muitas pessoas”. Armando quer regressar, em breve, de vez. “Gosto do descanso de cá, o ambiente é diferente” e diz que está a chegar a hora de “descansar” na casa que o casal tem nos arredores da vila. Luísa fala da vinda antecipada também por outro motivo. “Adoro o Zé Amaro. É um dos meus artistas preferidos” e a promessa de ir a Tabuaço ficou garantida. “Vão estar vários artistas num espetáculo só. Estou feliz por ter a oportunidade de os ver de perto”, enfatiza.
Zé Amaro, José Malhoa, Broa de Mel, Micaela, Fernando Correia Marques, Nikita, Emanuel Moura, Filipe Sequeira foram alguns dos nomes que subiram ao palco durante os vários dias do evento.
A festividade terminou ontem em Armamar mas vai continuar em Tabuaço até à próxima quinta-feira.
A Agência de Informação Norte agradece ao Paulo Chaves Fotografia a colaboração nesta reportagem.
Imagem aérea: @OMiradouro