Destaque
Alfândega do Porto: Festival da Felicidade realiza-se amanhã
O tema da felicidade tem sido uma aposta do Lionesa Business Hub, promotor do evento, que mobilizou municípios, universidades, entidades públicas, empresas e especialistas nacionais e internacionais ao redor de um tema cada vez mais premente. Filomena Cautela será a apresentadora do Happiness Camp que estima receber mais de 6.000 pessoas na Alfândega do Porto.
O Happiness Camp, o maior evento europeu dedicado à felicidade corporativa na Europa, realiza-se amanhã quinta-feira, 14 de setembro, na Alfândega do Porto. O evento conta com um programa para todos os tipos de públicos – desde empresas, profissionais, turistas, ou qualquer pessoa com interesse pelo seu desenvolvimento e descoberta da felicidade. O Happiness Camp, que será apresentado por Filomena Cautela, conta com um vasto já tem as últimas confirmações para o programa que vai girar em redor do tema da felicidade em todas as suas vertentes.
Os participantes da segunda edição, deste que é o Festival da Felicidade, irão ter a oportunidade de aprender e descobrir novas abordagens à felicidade e de como a alcançar, através de várias intervenções e atividades. Para além da aquisição de ferramentas e conhecimento na temática da felicidade, o evento irá contar com jogos, atividades sensoriais, um food court, música e masterclasses sobre felicidade.
O Lionesa Business Hub que está na génese de todo o conceito, identificou a temática da felicidade ao observar de perto as empresas e as mais de 7.000 pessoas que diariamente passam pela Lionesa para trabalhar. António Pedro Pinto, CEO do Happiness Camp explica que “desde cedo percebemos que o sucesso das multinacionais está intrinsecamente ligado à felicidade e ao bem-estar dos seus talentos e temos trabalhado para ultrapassar esta contrariedade”. E acrescenta, “dados da Organização Mundial de Saúde, preveem que o burnout e a depressão se tornem a segunda maior causa de incapacidade até 2030, e cientes de que Portugal lidera os índices de risco de burnout na Europa, sentimos que era imperativo agir.”
O Happiness Camp é criado com a missão de reformular o atual paradigma do mundo corporativo, transformando-o num espaço mais humano, acolhedor e feliz. Hoje, o Happiness Camp transcende uma simples conferência; é um movimento vibrante que une 7000 pessoas de mais de 20 nacionalidades, todas empenhadas em construir um mundo laboral mais feliz e sustentável.
António Pedro Pinto acrescenta “um dos maiores objetivos deste projeto é a criação de um ecossistema, que reúne as empresas, mas não só, que se estende a todos os agentes económicos e políticos, públicos e privados, onde a felicidade não é apenas um ideal, mas uma realidade tangível. Este movimento pretende criar os alicerces de regiões felizes, lugares onde cada indivíduo pode encontrar alegria e satisfação no seu trabalho e vida do dia-a-dia, e o Porto e Matosinhos estão bem posicionados para assumirem a liderança deste movimento”, conclui.
Os dois principais palcos do evento serão o The Happy Stage Powered by Vestas e o The Joyful Stage, que contarão com vários speakers nacionais e internacionais com expertise na temática da felicidade
No The Happy Stage Powered by Vestas, a felicidade será abordada sob uma perspetiva holística, abrangendo a liderança, a cultura organizacional e a diversidade, a equidade e a inclusão (DEI). Enquanto isso, o The Joyful Stage, focar-se-á em temas mais específicos, como a ergonomia no escritório, a atividade física como catalisadora de bem-estar e o papel da arte e da cultura na promoção da felicidade pessoal.
A conferência também terá uma componente mais lúdica, dedicando três dos seus seis espaços a elementos de felicidade influenciados pela cidade anfitriã: gastronomia, arte e cultura, e diversão (fun). A gastronomia será celebrada através de um food court, que contará com degustações de sabores típicos da região, aliando a experiência gastronómica à felicidade de uma forma acessível. Por sua vez, a arte e a cultura serão vividas através do Dopamine Hub, um conceito inédito em Portugal, inspirado em capitais mundiais, como Londres ou Nova Iorque. O mesmo será materializado através de um percurso sensorial de intervenções artísticas e terá como objetivo estimular a produção de dopamina nos participantes. Por último, a área dedicada à diversão encerrará o dia com uma celebração única no Cais da Alfândega, com vistas deslumbrantes sobre a paisagem do Douro, e momentos de música e ambiente descontraído, assegurados pela Roda de Samba Cravo e Canela, Deejay Kamala e DJ Kura.
“Este ano conseguimos elevar, ainda mais, o Happiness Camp e diversificar as atividades que oferece ao público, mas, também, criámos um programa tão enriquecido que fez com que disponibilizássemos um certificado de formação oficial aos participantes: a certificação “Begginer in Happiness”, que corresponde a 8h de formação e conta com o carimbo da prestigiada Happiness Business School, presente em mais de 20 países.”, acrescenta António Pedro Pinto.
De entre os convidados do Happiness Camp, estão Jessica White, Head of Social Impact, EMEA & LatAm, no LinkedIn, Danny Robinson, Chief Creative Director na The Martin Agency, Subira Jones aka The Corporate Hippie, Sustainable High Performance & Burnout specialist, Walter Susini, Senior Vice President Marketing Europe na The Coca-Cola Company, Sofia de Castro Fernandes, Founder & CEO do Às nove no meu blogue, Pedro Abrunhosa, músico, entre outros.