Notícias
Há um projeto no Douro de 350 mil euros que ajuda a combater a vespa asiática
O projeto dispôs de 350 mil euros para combater a vespa asiática nos 19 municípios que integram a comunidade intermunicipal e onde foram contabilizados este ano cerca de mil ninhos.
Gesvespa Douro – Gestão Integrada da Vespa Velutina no Douro será apresentado dia 30 de outubro em Carrazeda de Ansiães. A Comunidade Intermunicipal do Douro em colaboração com o Município de Carrazeda de Ansiães apresenta uma Sessão de Divulgação “Vespa Velutina” na próxima segunda-feira, 30 de outubro no Centro de Inovação Tecnológica Inovarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA), pelas 14h30.
Esta Sessão é aberta ao público em geral, é de caráter gratuito e sem necessidade de inscrição, e pretende dotar os participantes de ferramentas e informação importantes para serem um agente ativo no combate e controlo desta espécie exótica invasora.
A vespa velutina é uma espécie invasora do nosso território, predadora de abelhas e outros insetos polinizadores nativos, sendo uma ameaça que se tem expandido na região. GESVESPA: Grupo de trabalho para avaliar os riscos ambientais à escala regional e desenvolver as melhores práticas de controlo e prevenção da disseminação da espécie exótica Vespa velutina no Norte de Portugal.
A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), integra 19 municípios da região duriense, é promotora do projeto GESVESPA DOURO – Gestão Integrada da Vespa velutina no Douro, projeto esse cofinanciado pelos fundos de investimento POSEUR, Portugal2020 e União Europeia. Segundo a CIMDOURO o projeto Gesvespa Douro dispôs de 350 mil euros para combater a vespa asiática nos 19 municípios que integram a comunidade intermunicipal e onde foram contabilizados em 2023 cerca de mil ninhos desta vespa..