Notícias
Gondomar: Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins convida Cuca Roseta e evoca Amália na iniciativa
Na senda do trabalho profícuo que tem vindo a ser desenvolvido desde a sua fundação, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins – OPGB vai realizar o já tradicional Concerto de Reis, em 2024, intitulado desta feita como “Amália com que voz…”, celebrando a herança do nome maior do Fado, Amália Rodrigues. Para o efeito conta com uma convidada de peso: a fadista Cuca Roseta.
A Associação Cultural de Plectro, que tutela este coletivo instrumental de cordas, organiza a iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, a autarquia que é na essência a sede do concelho onde esta formação musical tem o estatuto de residente e a partir do qual ramifica e expande o seu labor melódico. O espetáculo terá lugar no próximo dia 7 de janeiro, domingo, na Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar.
Como tem vindo a ser (o) ‘timbre’, este Concerto de Reis é por tradição um espetáculo moldado em tons festivos e, nesta edição de 2024, para além das valsas e polkas vienenses vai brindar a audiência com a presença de uma artista que é, de forma inequívoca, uma das mais ilustres representantes do género Fado, que é de igual forma uma das múltiplas formas de expressão da(s) denominada(s) música(s) do mundo. Cuca Roseta irá interpretar alguns clássicos de Amália Rodrigues, tais como “Barco Negro”, “Foi Deus”, “Mariquinhas” e/ou “Gaivota”. A OPGB e Cuca vão protagonizar o momento sob a batuta do Maestro Titular Hélder Magalhães, a quem incumbirá a direção musical.
No dia anterior (6 de janeiro), a fadista e a OPGB terão encontro marcado para o auditório do Museu Municipal de Penafiel, num espetáculo que conta com o apoio à organização do município local.