Sociedade
“Sabores de Chaves” destaca resiliência de produtores e produtos locais
No maior certame de promoção do concelho no Pavilhão Municipal recebe, de 2 a 4 de fevereiro, 60 expositores onde a tradição mantém o gosto
De 2 a 4 de fevereiro todos os caminhos vão culminar nos “Sabores de Chaves”. Na sua 19ª edição, esta Feira Gastronómica flaviense de venda e degustação dos vários produtos de excelência confirma a tradição na confeção do que melhor se produz na região.
Um programa de três dias, recheado de inúmeras iguarias, nas quais se incluem o já afamado fumeiro, o presunto, o folar e os pastéis de Chaves, entre tantas maravilhas da gastronomia local, no qual o vinho que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque a nível nacional.
A julgar pelo sucesso das últimas edições, as previsões apontam para mais de 50 mil visitantes, vindos essencialmente do norte do país, mas sobretudo da vizinha Galiza, sendo intenção da organização cativar e alargar o âmbito geográfico de visitantes.
A apresentação do evento à comunicação social teve lugar hoje, dia 15 de janeiro, na “Cozinha Regional Felizardo”, uma empresa familiar que tem marcado presença todos os anos desde o início deste certame. Passam pelas mãos de Silvia Felizardo as receitas dos bisavós, cujos costumes têm resistido de geração em geração, sem alteração dos sabores das lembranças de infância. O posto de venda situa-se na freguesia de Santa Cruz-Trindade, local onde tem a cozinha regional e na qual acontece a transformação de carnes de porco bísaro, criado ao ar livre, bem como a tradicional secagem.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, referiu-se a esta mostra como “uma montra representativa dos produtos de excelência, com fumeiro de características excecionais e diferenciadoras”. Um espaço que “destaca o labor genuíno no perpetuar dos saberes ancestrais de quem se dedica a uma área de muito trabalho manual e de muita resiliência, mas, no entanto, ainda apelativa a jovens que pretendem mudar de vida e abraçar projetos ligados à transformação e confeção e valorização gastronómica”, salientou.
No total, a mostra conta com 60 expositores, entre os quais 16 de fumeiro, 14 de Artesanato e bijutaria, 9 de Compotas, Licores e outros produtos, 4 de Pastel de Chaves, 4 de Pastelaria e Padaria, 4 Produtores de Vinhos e 6 Institucionais O recinto da feira integra ainda um espaço gastronómico, composto por 3 unidades de restauração para degustação dos produtos locais, bem como ateliers de artesanato e um parque infantil a pensar nos mais novos.
Serão também promovidos vários showcookings, com a presença da Escola Profissional de Chaves e do nutricionista das Termas de Chaves, este ano, com a novidade de cozinhar “À volta do Pote de ferro”, por Anabela Ferreira, do restaurante “Lume”.
Durantes os três dias, o programa conta com animação permanente pelos grupos de concertinas Valpacenses e do Monumento, pelas Tunas do Instituto Politécnico de Bragança, pelo teatro Experimental Flaviense e atuação do grupo “Golden Gypsies”, em concerto, no sábado à noite, com entrada gratuita.
Foto: DR