Destaque

Ovar: “Este é o melhor carnaval de todos e até o São Pedro sabe disso”

A folia saiu à rua, num dos cortejos de Carnaval mais emblemáticos do país, que desfilou esta terça-feira à tarde, em Ovar, e juntou mais de dois mil figurantes e milhares de pessoas vindas de vários pontos do país.

“Este é o melhor carnaval do país, e até o São Pedro sabe disso, porque permitiu que o cortejo não fosse cancelado em nenhum dos dias”. Esta é a opinião de Emília Lopes, uma das milhares de pessoas que marcava presença esta tarde no Carnaval de Ovar, no Distrito de Aveiro, um dos eventos mais tradicionais da cidade e com um impacto significativo na economia, segundo a autarquia vareira, que investiu 941 mil euros na edição deste ano, mais 147 mil euros do que no ano anterior.
Ovar é, por estes dias, uma cidade em festa. O Carnaval, que tem a reputação de “ser genuíno”, saiu à rua, com tempo nublado, com temperaturas agradáveis, quente, e que arrastou milhares de pessoas ao “sambódromo” da cidade vareira, para ali celebrarem o Carnaval.
“Venho cá todos os anos. A minha família sempre viveu muito esta festa, e isto está no nosso sangue”, refere esta residente em Válega, Ovar, numa altura em que desfilavam as “barulhentas”, com várias setas do cupido. “Está a ser um carnaval muito bonito. Tenho pena que as minhas pernas já não me permitam saltar”, pois “juntava-me às bailarinas de Válega, que são as mais lindas deste Carnaval”, enfatiza em jeito de graça. De manta ao colo e de guarda chuva, que, afinal, serviu para proteger do sol e não da chuva, estava Lídia Silva de Penafiel. Comprou o bilhete de bancada há dois meses pela internet para garantir um lugar sentada. “Não arrisquei, e como queria vir não perdi tempo”. Destacou a presenças dos “Pindéricos” como grupos da sua preferência. “Brincaram com a morte de forma engraçada. É necessário brincar com temas polémicos”, acrescentando que um carnaval sem “matrafonas” também “não é a mesma coisa”, referindo-se ao grupo “Catitas”. Já Hélder Ribeiro destacou a Escola Costa de Prata, como uma das suas preferidas pelo “bom gosto e empenho que todos os anos dedicam a este carnaval”.
Há quem participe neste carnaval há 50 anos, mas  quem vem pela primeira vez partilha o sentimento de felicidade.
O Grande Corso Carnavalesco do último domingo, e desta tarde, juntou mais de dois mil figurantes de 24 associações carvanalescas que desfilaram na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.
O Carnaval de Ovar sempre se orgulhou do estatuto de vitamina da alegria. É fácil perceber porquê. Neste corso, bem à moda do Norte, a folia chega para todos os que assistem e para os que desfilam. Em Ovar, tudo começa a ser preparado e pensado em meados de Outubro.
O Carnaval de Ovar é organizado há mais de 70  anos, ao qual acrescem mais algumas dezenas de anos de Carnaval livre e espontâneo, tornando-o numa tradição secular com características muito próprias.
Segundo a organização a edição deste ano recebeu mais de 150 mil visitantes.

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close