Destaque
Inauguradas obras de requalificação do Mercado Municipal de Esposende
Intervenção representou investimento de 2,6 milhões de euros
Numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o Município de Esposende procedeu, ontem, à inauguração das obras de requalificação do Mercado Municipal de Esposende.
A intervenção traduziu-se num investimento global de 2,6 milhões de euros e contou com financiamento do programa Portugal 2020, ao abrigo do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), o qual abrangeu, ainda, um conjunto de outras intervenções, tanto em Esposende, como em Fão e Marinhas, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira justificou a intervenção com a necessidade de adaptar o Mercado Municipal às necessidades atuais, criando melhores condições tanto para os vendedores como para os clientes.
Benjamim Pereira clarificou que o novo espaço vai abrir logo que se realize a hasta pública para atribuição dos lugares de venda. O renovado mercado conta com dezenas de bancas para comercialização de fruta, legumes e hortícolas, 7 peixarias, 6 lojas e 1 cafetaria. Dispõe de vestiários e balneários para os utilizadores residentes, gabinetes para o aferidor e para o fiel de mercado. Além da questão estética, que foi substancialmente melhorada, outra mais-valia é a eficiência energética do edifício, nomeadamente ao nível do consumo de energia elétrica. O espaço exterior abre a possibilidade à realização de eventos de índole diversa.
“Um edifício sóbrio, perfeitamente integrado na envolvente, com excelente escolha de materiais, resistentes e de pouca manutenção. É uma obra que dignifica o Município e a cidade e constitui um bom exemplo de aplicação dos fundos comunitários”, referiu o Presidente Benjamim Pereira, sublinhando, ainda, a atratividade turística do equipamento, onde figura agora um painel da autoria do artista plástico Juan Domingez, que, na ótica do autor, faz a ligação do mar e da terra, aludindo à história e às tradições do concelho. Esta referência esteve, aliás, presente na recriação etnográfica apresentada pelo Grupo Associativo de Divulgação Tradicional (GADT), de Forjães, um dos momentos marcantes da cerimónia inaugural, a par da performance de teatro, protagonizada por elementos de todos os grupos de teatro amador do concelho que integram o projeto CREARTE, do Município de Esposende. Foi apresentada uma reinterpretação de excertos da peça “Quadros da Ribeira”, com texto original de José Felgueiras, adaptado pelos encenadores Jorge Alonso e Eva Fernandes. Momentos que surpreenderam e agradaram à vasta plateia que assistiu à sessão inaugural.
Reconhecendo que a obra se prolongou para além do prazo inicialmente previsto, em virtude de vicissitudes várias, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a compreensão dos vendedores e dos clientes pelos constrangimentos causados. Referiu que o Município continua focado e empenhado em dar cumprimento ao programa sufragado, dando nota de que estão presentemente em execução obras em diversas freguesias do concelho e garantiu que até junho avançarão os demais projetos previstos, abrangendo todo o território concelhio.
Assegurou, ainda, total empenhamento do Município nos “grandes projetos”, nomeadamente o MarMinho – Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha, que será instalado na antiga Estação Radionaval de Apúlia, a requalificação costeira de Pedrinhas-Cedovém e a execução do Parque da Cidade, sendo que as obras do edifício do IPCA, para instalação do Ensino Superior em Esposende, se encontram a bom ritmo e já na reta final. Adiantou que está em execução o projeto para a realização da 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina e que já foi apresentada a candidatura para a construção do novo Centro de Saúde de Esposende e para a requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia. A estes junta-se o projeto do Centro de Divulgação Científica no Forte de S. João Baptista, onde se pretende também instalar o Achado de Belinho e a sede do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN). Numa altura em que se perspetiva a conclusão dos troços em falta da Ecovia do Litoral Norte, que ligará Caminha a Apúlia, Benjamim Pereira acredita que a execução da nova ponte sobre o rio Cávado, pedonal e ciclável, está agora mais perto de ser uma realidade.
Concluiu a intervenção com agradecimentos a todos quantos contribuíram para a obra de requalificação do Mercado Municipal, bem como aos protagonistas das performances da sessão inaugural, expressando ainda reconhecimento à CCDR-N pela colaboração e atenção que tem tido para com o Município de Esposende.
Três meses após ter estado presente na inauguração das obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio, o Presidente da CCDR-N regressou a Esposende para assinalar a conclusão de mais um projeto de reabilitação urbana. António Cunha elogiou a “notável” intervenção de requalificação do Mercado Municipal, tornando-o mais atrativo e funcional, considerando que, além de um espaço de comercialização dos produtos locais, constitui um local de cultura, por via do painel histórico de Juan Dominguez.
“É um concelho onde a modernidade está muito casada com a tradição”, referiu, notando que Esposende dispõe de um assinalável leque de indústrias, oferecendo, ainda, além da sua riqueza natural, qualidade de vida e qualidade ambiental. Frisou que esta conjugação de fatores resulta num quadro de atratividade turística e de crescimento do território, como de resto se tem vindo a verificar.
António Cunha referiu que o programa Portugal 2020 permitiu alavancar em Esposende projetos no valor global de 48 milhões de euros, cabendo ao Município um investimento de 14,8 milhões de euros. A este montante, soma-se, ainda, o valor de 50,4 milhões de euros de que beneficiaram empresas do concelho. Contas feitas, foram perto de 100 milhões de Esposende de investimento no território, “o que demonstra a capacidade que o concelho tem de conseguir bons projetos e de os executar com qualidade”, assinalou o Presidente da CCDR-N.
Referiu que o futuro de Esposende está a ser preparado pelo Município liderado por Benjamim Pereira, tirando partido da sua multidimensionalidade. Rematou manifestando total disponibilidade da CCDR-N para continuar a ajudar na concretização desse projeto de desenvolvimento.
O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, expressou a sua satisfação pela concretização de mais uma intervenção de requalificação na área urbana. Considerou que o Mercado Municipal está agora “com ótimas condições para os vendedores e clientes, um espaço mais moderno, mais organizado e com melhor funcionalidade”.
Ciente do importante papel do Município na preservação e valorização do património, Aurélio Neiva elencou um conjunto de obras de requalificação concretizadas pela Câmara Municipal na União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, notando que “a cidade de Esposende vai ficando cada vez mais bonita a atrativa”. Considera, contudo, que se trata de uma tarefa inacabada, pelo que apelou à continuidade deste trabalho de reabilitação. A terminar, expressou agradecimentos a todos quantos tornaram possível a requalificação do Mercado Municipal.
A bênção do novo espaço esteve a cargo do pároco de Esposende, Padre Delfim Fernandes.
Foto: CM de Esposende