Sociedade
Porto: Fim de semana para (re)descobrir o Centro Histórico
São mais de 80 atividades, ao longo deste fim de semana. Tudo integrado na programação do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala, oficialmente, a 28 de março, mas que, no Porto, é antecipado para este sábado, dia 23, e domingo (24). Visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, oficinas diversas, mas também, por exemplo, batismo a cavalo, fazem parte das múltiplas iniciativas previstas para os dois dias.
O programa engloba iniciativas para todos os públicos, incluindo crianças e famílias. Por exemplo, o Quartel do Carmo estará de portas abertas para visitas à sede do Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas, mas também batismos a cavalo (nos mesmos horários). Uma primeira experiência equestre, nos diferentes andamentos do cavalo. A participação é livre e gratuita.
Para além disso, a GNR vai efetuar, dia 24, um desfile a cavalo de uma Esquadra em Grande Uniforme pelo centro histórico da cidade, nos períodos entre as 10h30 e 11h30 e 15h30 e 16h30.
Já a Porto Vivo, SRU, entidade gestora do Centro Histórico, promove diversas atividades, como uma apresentação, dia 23, subordinada ao tema “Habitação e reabilitação urbana: uma abordagem transversal para a resolução de problemáticas nas cidades”. No Palácio das Artes, pelas 11 horas, Ana Leite Pereira, arquiteta responsável pela completa reconfiguração de dois prédios situados na Rua dos Mercadores e Rua de Sant´ana (intervenções candidatas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana), dinamizará uma conversa sobre a reabilitação.
A Porto Vivo, SRU, tem também previstas atividades lúdicas, direcionadas para os mais novos, na Casa do Infante, das 11 às 12 horas: pinturas, construções, brincadeiras e Centro Histórico são os ingredientes para uma manhã divertida. Sob o mote, dizer “presente ao futuro”, vão ser realizadas ações que procuram sensibilizar os mais jovens para questões ligadas à habitação. De uma forma simples, serão formuladas hipóteses de resposta à pergunta: o que é uma casa. A atividade é gratuita sujeita a inscrição obrigatória para o endereço de correio eletrónico
Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir também as portas à população e visitantes, com iniciativas promovidas por 33 entidades, sob a coordenação da Direção Municipal de Cultura e Património da Câmara do Porto e a colaboração da empresa municipal Ágora.
Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto celebra, uma vez mais, a data com uma vasta oferta cultural e recreativa. A grande maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Conheça o programa completo do Dia Nacional dos Centros Históricos aqui.