Cultura
Gaia assinala Dia Internacional dos Museus
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano centrado no tema «Museus, educação e investigação», o Município de Vila Nova de Gaia vai promover diversas iniciativas já a partir do próximo sábado (11 de maio). Para este dia, e com as inscrições já esgotadas, está marcada uma soirée na Casa-Museu Teixeira Lopes. Um final de tarde em que procurará imaginar-se como seria António Teixeira Lopes no futuro ou como seriam os seus encontros artísticos. Inspirada nas festas que o escultor organizava na sua casa-ateliê, e que eram verdadeiros acontecimentos com eco em toda a sociedade portuguesa, a iniciativa conta com a atuação da Academia de Dança de Matosinhos, numa colaboração com a Escola de Música Óscar da Silva, e com a participação do DJ André Tejo.
A Casa-Museu volta a estar no centro das comemorações no próprio Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, em que abrirá as portas para um open day entre as 9h30 e as 18h30. Haverá visitas livres, animação (das 9h30 às 17h30), uma oficina livre de modelagem (das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30) e cinema insuflável (das 9h30 às 18h00). Ainda no dia 18, e no contexto da Noite Europeia dos Museus, haverá uma visita a lanternas ao ateliê da Casa-Museu Teixeira Lopes (20h30) e a apresentação, no jardim, do espetáculo «Terra com alma» (21h30).
Todos os anos, desde 1977, o ICOM – Conselho Internacional de Museus organiza o Dia Internacional dos Museus, que representa um momento único para a comunidade museológica internacional. O objetivo desta efeméride é sensibilizar para o facto de os museus serem um meio importante de intercâmbio cultural, de enriquecimento das culturas, bem como de desenvolvimento da compreensão mútua, da cooperação e da paz entre os povos.
O tema deste ano, «Museus, Educação e Investigação», sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística. O dia apela a um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo. Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias. Da arte e da história à ciência e à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo.