Estatuto Editorial

A Agência de Informação Norte (AIN) é o site de informação generalista, duma vasta região e dos seus protagonistas, onde cabem as palavras que ainda não se leram e as imagens fotográficas e em vídeo que ainda não se viram.

As notícias do bairro e em particular da região Norte, o particular e o geral, os famosos, as figuras públicas, os eventos de maior destaque, as personalidades, os protagonistas da vida social, cultural, política e económica das regiões têm rosto e voz no site da Agência de Informação Norte.

De Norte a Sul, contamos histórias sem reservas e partilhamos na rede o que os palcos não mostram!

Assegurando o âmbito regional e pluralista da informação, garantindo aos protagonistas o direito de expressão e aos leitores o direito à informação, respeitando as regras da Ética e da Deontologia, os direitos e deveres constitucionais da Liberdade de Expressão e de Informação, cumprindo a Lei de Imprensa e as orientações definidas no Estatuto do Jornalista e regendo-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção, a Agência de Informação Norte respeita todas as opiniões e crenças, respeita o sigilo das suas fontes de informação e faz uma separação clara de factos e opiniões, ainda que possa interpretar, ordenar e relacionar acontecimentos, factos e ocorrências.

O site da Agência de Informação Norte convida os internautas interessados na atualidade informativa  a conhecer o que os outros órgãos de informação não noticiam e a ver imagens dessa informação variada, útil e de serviço público de proximidade.

Nesta lógica de proximidade às pessoas, às suas preocupações e ao que se passa à sua volta, a Agência de Informação Norte procura colmatar uma lacuna no Jornalismo em Portugal, muito focalizado no centralismo da capital, do Terreiro do Paço e da agenda política de Lisboa.

Apostar na descentralização da Informação e no pluralismo do exercício de cidadania e da Democracia é o que nos move, convictos de que a voz do povo, dos povos e das suas regiões faz a identidade individual e coletiva de cada um e de todos, de cada pessoa e região em particular e do país em geral.

Política de moderação de comentários

A AIN rejeita todos os comentários com carácter ofensivo, difamatório ou que impliquem discriminação relativa a etnia, religião, género, identidade e orientação sexual, política ou religiosa. Não são admitidos comentários que incitem à violência ou que configurem violações de Direitos Humanos. Perante a publicação de comentários cujo conteúdo possa prejudicar o tom civilizado que se pretende para o site e para os perfis sociais que representam a AIN, reservamo-nos o direito de os excluir. Uma vez que não é possível moderar comentários em tempo real, a avaliação de cada caso poderá verificar-se com alguma demora, o que eventualmente atrasará a remoção das publicações consideradas ofensivas.

Em todo o caso, a AIN orgulha-se de ser um órgão de Comunicação Social responsável, pelo que não permitirá atentados contra a dignidade de terceiros.

Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Close