Destaque

Viagem Medieval prepara celebração dos 30 anos com criatividade e crescimento contínuo

Às portas da sua 30.ª edição, que se celebra já em 2026, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria continua a afirmar-se como um evento em crescimento. Com margem para se reinventar ano após ano, tem recebido desde a sua abertura, e até ao próximo domingo, milhares de visitantes que transformam Santa Maria da Feira num vibrante palco de recriação histórica.

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, um dos maiores eventos de recriação histórica da Península Ibérica, prepara-se para assinalar em 2026 a sua 30.ª edição, contabilizando todas as edições realizadas desde a estreia em 1996, com exceção do ano em que o evento foi interrompido devido à pandemia de COVID-19.
Para Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o evento continua a ter um enorme potencial de crescimento. “Há sempre margem para aumentar a Viagem Medieval” – afirmou o autarca em declarações à Agência de Informação Norte, sublinhando o papel fundamental da criatividade no contínuo desenvolvimento do evento.

A vida é mais imaginosa que a mais fértil das imaginações” – destacou, evidenciando a capacidade de inovação que o evento tem vindo a demonstrar. “Falamos com dezenas de criadores culturais, atores, atrizes, encenadores, guionistas, e percebemos que há sempre um espaço muito grande para melhorar, criar novos espetáculos e explorar novas áreas temáticas.”

A envolvente natural da cidade é um dos fatores que contribui para esta renovação constante. “Santa Maria da Feira e a sua paisagem verde, uma das mais magníficas de Portugal, oferecem uma plasticidade enorme que nos permite reinventar espaços todos os anos” – explicou. Um exemplo disso é o espaço do moinho: “No ano passado, foi um restaurante que refletia a gastronomia medieval. Este ano, transformou-se numa nova área temática – a Estalagem da Vila – um espaço muito interativo que está a envolver fortemente o público.”

Para o presidente da autarquia, a única limitação da Viagem Medieval é a criatividade das pessoas que a constroem. “Todos os anos, há espaço para fazermos melhor, crescer e reinventar o evento. Estas são as expectativas: aumentar não só o número de visitantes, mas, sobretudo, a qualidade da experiência que oferecemos.”

Noites quentes e publico de todas as idades

As noites quentes atraem desde o primeiro dia públicos de todas as idades, em todos os momentos da programação, transformando o recinto numa grandiosa celebração da história nacional e local.

Apesar do calor que se tem feito sentir desde o primeiro dia, os viajantes mantêm a vontade de marcar presença durante a tarde, privilegiando os espaços com sombreamento nas ruas e praças de animação, na Quinta do Castelo, no Bosque das Guimbras e na Ciclovia do Cáster, ou optando pelos espetáculos e atividades que acontecem no interior de edifícios públicos, como o Castelo da Feira, o Museu Convento dos Lóios, a Igreja Matriz, o Salão Nobre da Câmara Municipal e o Mercado Municipal.

Dos 96 espetáculos apresentados diariamente, sobressaem, pela intensidade e novidade, “O Discurso do Rei”, uma estreia no Castelo; pela dimensão e espetacularidade, o espetáculo militar de grande formato “O Último Cruzado”, no Terreiro das Guimbras; pelo impacto da recriação e pelos últimos minutos de prestação a cargo de cavaleiros acrobatas franceses, que deixam as bancadas ao rubro, o “Grande Torneio”, na Liça.

Por todo o recinto, as ruas e praças de animação enchem-se de visitantes para assistir a espetáculos imponentes, como “O Grito das Bailias” e “Ecos da Saudade”, mas também a pequenos formatos, que dão vida e trazem magia aos diferentes espaços do recinto.

Na sua 28.ª edição, centrada no reinado de D. Afonso V, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria continua a surpreender pela dimensão, diversidade e qualidade dos conteúdos, atraindo viajantes de todo o país e do estrangeiro.

Até ao próximo domingo, a cidade de Santa Maria da Feira recua no tempo para contar a história do reinado de D. Afonso V, durante o qual foi criado o Condado da Feira.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close