País

Esquema de burla usa nome do Continente para roubar dados bancários

O Ministério Público alertou esta quinta-feira para um esquema de burla que usa o nome do Continente para obter dados bancários. As vítimas são atraídas através de SMS com promessas de prémios por pontos acumulados.

O Gabinete de Cibercrime da Procuradoria Geral da República emitiu esta quinta-feira um alerta sobre um esquema fraudulento que utiliza indevidamente o nome e a imagem dos supermercados Continente para obter dados bancários de vítimas.

Segundo o Ministério Público, os criminosos recorrem ao envio massivo de mensagens SMS para “muitíssimos destinatários”, nas quais informam que os pontos do Cartão Continente estão prestes a expirar. Essas mensagens incentivam o utilizador a clicar numa hiperligação (link) que, embora varie ao longo dos dias, contém sempre a expressão “cartaocontinente”.

Os números de telefone usados para o envio das mensagens são mascarados informaticamente, sendo o verdadeiro titular do número completamente alheio ao esquema fraudulento. Apesar de parecerem legítimas, estas mensagens são falsas. “Não são provenientes dos supermercados Continente nem de qualquer entidade ou servidor por eles autorizado a emiti-las”, alerta a nota oficial.

Ao clicar no link, a vítima é redireccionada para uma página visualmente semelhante à do Cartão Continente, mas que, na realidade, é fraudulenta. A página informa que foram acumulados muitos pontos e que o utilizador pode escolher uma recompensa, bastando para isso pagar uma pequena quantia.

Inicialmente são solicitados apenas dados de identificação, mas em seguida a vítima é levada a inserir os dados do seu cartão bancário, incluindo o código CVV (Card Verification Value). “Na prática, é pedido à vítima que faculte todos os dados que permitem utilizar o cartão em causa”, esclarece o Ministério Público.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close