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Festival da Canção sem garantias de participação na Eurovisão 2026
Portugal pode ficar de fora da Eurovisão: o novo regulamento do Festival da Canção da RTP deixa de assegurar que o vencedor represente o país, ficando apenas “habilitado” a fazê-lo. A mudança surge num contexto de crescentes apelos ao boicote devido à participação de Israel, com as televisões públicas a terem de comunicar a sua decisão final à UER até dezembro.
21 de setembro 2025

A RTP apresentou o regulamento do próximo Festival da Canção, onde ficámos a saber que o vencedor não terá presença garantida na Eurovisão, ao contrário do que acontece há décadas. No documento lê-se: “A canção vencedora fica habilitada a representar a RTP no Eurovision Song Contest”, ou seja, não confirma nem desmente a participação portuguesa. Embora não explique a razão que levou a esta alteração no regulamento, tudo leva a crer que a participação muito criticada de Israel no Festival Eurovisão possa levar à desistência de outros países. As televisões públicas de Espanha, Países Baixos, Irlanda e Eslovénia, entre outras, já anunciaram publicamente que não irão participar caso a União Europeia de Radiodifusão (UER) não vete a participação de Israel. O governo espanhol, que apoiou publicamente o boicote ao Estado hebraico em eventos desportivos e culturais, defendeu que a TVE tomasse esta decisão. “Se ninguém se escandalizou quando começou a invasão da Rússia e foi exigida a sua exclusão de competições internacionais e da Eurovisão, não deveria então fazê-lo com Israel. Não podemos permitir padrões duplos na cultura”, declarou o presidente Pedro Sánchez citado pelo Euronews. A decisão de cada país sobre a sua participação, ou não, tem de ser comunicada à UER até outubro, mas este ano o prazo foi estendido até dezembro, quando irá decorrer a Assembleia Geral da organização.
As novidades do Festival da Canção
O Festival da Canção de 2026 irá compreender 16 canções a concurso: 8 de autores convidados pela RTP, 1 a convite do grupo vencedor de 2025 Os Napa, 6 canções da livre submissão e 1 da nova “Prova de Acesso”, uma seleção do público por um jovem estudante de escolas de música.
Nesta “Prova de Acesso” o público pode votar até 30 de setembro no site da RTP, num dos 5 artistas estudantes da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação de Lisboa e da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto.
Mantém-se também o acesso através da “Livre Submissão de Canções”, disponível para qualquer pessoa residente em Portugal ou portuguesa no estrangeiro. As candidaturas podem ser enviadas até 31 de outubro.
As 16 canções irão dividir-se em duas semifinais com 8 canções cada. Quatro delas passam à final por votação do público (50%) e do júri (50%). Em caso de empate no quarto lugar passa a mais bem votada pelo júri. A quinta canção a ser apurada sairá das quatro menos votadas da ronda anterior e será fruto de uma segunda ronda de votação (com votação a zero) em que o voto do público será o único responsável. Na Final os 10 temas serão votados pelo júri regional e pelo público. Em caso de empate no primeiro lugar prevalecerá a decisão do público. A votação do público poderá ser feita pelas habituais chamadas de valor acrescentado, mas também, pela primeira vez, por um voto online. Local e data ainda não foram revelados pela RTP.
A mais recente edição do Festival Eurovisão decorreu no passado mês de maio em Basileia, Suíça. Apesar de não ter alcançado um resultado histórico na competição (21.º lugar na Final), a representação de Portugal pelo grupo NAPA alcançou com “Deslocado” os 70 milhões de streams no Spotify, marca nunca antes alcançada por outra canção eurovisiva portuguesa. De entre as canções concorrentes de 2025, a canção portuguesa é apenas superada por “Bara Bada Bastu”, canção da Suécia que lidera a contagem com mais de 102,7 milhões de streams, e por “Espresso Macchiato” da Estónia com 91,7 milhões.
Texto: N. Costa
Foto: RTP