Cultura

“A Arte Quebra o que a Mente Cala” inaugura no Museu Nacional Soares dos Reis

A exposição “A Arte Quebra o que a Mente Cala” inaugura a 10 de outubro, no Museu Nacional Soares dos Reis, reunindo obras de utentes do Hospital de Magalhães Lemos que, através da arte, exteriorizam emoções e experiências em diálogo com peças do acervo do museu.

O Museu Nacional Soares dos Reis inaugura no próximo dia 10 de outubro, pelas 17h30, a exposição coletiva “A Arte Quebra o que a Mente Cala”, com entrada livre. A mostra reúne trabalhos artísticos de utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital de Magalhães Lemos, produzidos em oficinas criativas que tiveram como ponto de partida quatro obras do acervo do Museu.

Entre as peças inspiradoras destacam-se a escultura Filha dos Condes de Almedina, de António Soares dos Reis, e as pinturas Rio Sado, de João José Vaz, Nero, de Artur Loureiro e Manhã de Primavera, de José Malhoa. O processo foi desenvolvido em articulação entre as equipas educativas e terapêuticas das duas instituições, com o propósito de proporcionar espaços de evasão do quotidiano hospitalar e do estado patológico através da arte.

A inauguração coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental, sublinhando a importância do projeto enquanto espaço de promoção do bem-estar e de valorização pública do processo criativo. A exposição reúne onze autores autodidatas que, a partir das suas vivências pessoais, encontraram na prática artística uma forma de transformar emoção em obra.

A iniciativa integra o Programa Arte e Saúde, promovido em parceria pelo Museu Nacional Soares dos Reis e pela Unidade Local de Saúde de Santo António, com apoio mecenático da Fundação Manuel António da Mota e a colaboração do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.

Distinguido com o Prémio Parceria 2024 pela Associação Portuguesa de Museologia, o Programa destina-se a utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde das várias unidades que integram a ULS de Santo António – Hospital de Santo António, Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso, Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Hospital de Magalhães Lemos.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close