Cultura
Hold reflete sobre o envelhecimento através da dança
O Cineteatro Alba apresenta na noite de 18 de outubro o espetáculo de dança “hOLD”, uma produção PLAY FALSE, Associação Cultural, que propõe uma reflexão criativa sobre o processo de envelhecimento.
9 de outubro 2025

“hOLD” parte da experiência de duas bailarinas-intérpretes profissionais, ambas perto dos 50 anos, que propõem uma escuta sensível sobre a consciência de uma transição — o envelhecimento não apenas como questão biológica, mas como construção social com implicações éticas e existenciais. Entre o desejo de segurar o instante e a aceitação da inevitabilidade da mudança, o espetáculo investiga o envelhecer como campo fértil para a criação de novas narrativas e representações no futuro.
O espetáculo conta com a coreografia e interpretação das bailarinas São Castro e Teresa Alves da Silva. Os figurinos são de Dino Alves, com a cenografia de Nuno Esteves (Blue) e desenho de luz de Cárin Geada.
No âmbito da apresentação em Albergaria-a-Velha, o SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa vai dinamizar um workshop a 16 de outubro, pelas 18h30, dirigido a pessoas com idade superior a 40 anos. Pensado como uma extensão prática do espetáculo, a atividade propõe explorar o corpo como lugar de memória, escuta e transformação. Através de propostas de movimento simples e adaptáveis e a criação de desafios pessoais, será um espaço de partilha onde cada corpo é convidado a reconhecer os seus tempos, resistências e potências. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia aqui .
“hOLD” é uma coprodução Centro Cultural de Belém, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Viriato-Viseu, Teatro Municipal de Faro, Teatro Garcia de Resende-Évora e Cineteatro Alba.
Foto: DR