País

Depressão Cláudia provoca centenas de ocorrências e condiciona serviços públicos

Os distritos de Santarém e Setúbal estiveram sob aviso vermelho até às 10h desta quinta-feira devido à chuva intensa associada à depressão Cláudia – uma situação que motivou encerramentos pontuais de barras e escolas.

A depressão Cláudia voltou a gerar constrangimentos significativos em várias regiões do país, com centenas de casos registados desde a madrugada. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o nível de alerta em Santarém, que passou a integrar o aviso vermelho já aplicado ao distrito de Setúbal. A atualização prolongou o período crítico, inicialmente previsto até às 9h, para as 10h desta quinta-feira.

Dados divulgados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicam que, às 7 horas, a maioria das ocorrências se concentrou no Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal. As situações mais comuns prendiam-se com inundações, quedas de árvores e dificuldades na circulação rodoviária, segundo a informação operacional disponibilizada na plataforma da ANEPC.

A instabilidade meteorológica estendeu-se ainda ao sul do país. Nos distritos de Portalegre, Évora e Beja mantém-se o aviso laranja até ao meio-dia devido à “precipitação, por vezes forte e persistente”, tal como assinalado pelo IPMA.

O agravamento do estado do mar levou também ao encerramento de algumas barras e ao condicionamento de atividades escolares em várias localidades, medidas tomadas de forma preventiva pelas autoridades locais.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close